Serão três fases da missão Armetis, sendo que a última será o voo tripulado final até a Lua
Por André Magalhães Publicado em 17/03/2022, às 19h25
A Nasa transmitiu em uma live com o "roll-out" do foguete Space Launch System (SLS) que, com as missões Artemis levará o homem e a primeira mulher à Lua. Hoje, é apenas um ensaio geral do deslocamento do prédio, onde é montado o foguete, para a famosa plataforma de lançamento L-39A – a mesma que lançou a missão Apollo 11 à Lua em 1969, no Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida.
“Durante o teste de aproximadamente dois dias, as equipes começarão ativando as instalações necessárias para o lançamento e iniciando formalmente a sequência de contagem regressiva”, publicou a agência espacial norte-americana.
O SLS é o primeiro foguete construído pela Nasa depois do Space Shuttle (Ônibus Espacial), aposentado em 2011. Contudo, além do foguete existe a espaçonave Orion, da Boeing, que levará os astronautas na missão até a Lua.
Vale ressaltar que o SLS utilizará os mesmos motores do Space Shuttle, o RS-25, que era alimentado por combustíveis líquidos criogênicos (LH2 e LOX). Os testes com o poderoso motor já foram feitos.
Vídeo do Roll-Out do SLS:
Existem três fases da missão Artemis: a primeira consiste em lançar o SLS com a Orion, sem tripulação, que fará uma volta em nosso satélite natural; na Artemis 2 haverá tripulação, mas não será feito o pouso em território lunar, só irá orbitar.
Por fim, chega o momento da Artemis 3: a missão que vai pousar na lua. Contudo, antes disso, a espaçonave Orion vai aclopar na Gateway (uma estação lunar que deverá ser lançada em 2023). Depois disso, os astronautas irão passar para o modulo de pouso e ir até a Lua.
Sobre as datas ainda é incerto, é planejado pela Nasa que o pouso tripulado em nosso satélite natural aconteça em 2025.