Nasa revela foguete que levará a primeira mulher à Lua

Serão três fases da missão Armetis, sendo que a última será o voo tripulado final até a Lua

Por André Magalhães Publicado em 17/03/2022, às 19h25

SLS é o maior foguete desenvolvido pela Nasa depois do Saturno V - NASA

A Nasa  transmitiu em uma live com o "roll-out" do foguete Space Launch System (SLS) que, com as missões Artemis levará o homem e a primeira mulher à Lua. Hoje, é apenas um ensaio geral do deslocamento do prédio, onde é montado o foguete, para a famosa plataforma de lançamento L-39A – a mesma que lançou a missão Apollo 11 à Lua em 1969, no Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida.

“Durante o teste de aproximadamente dois dias, as equipes começarão ativando as instalações necessárias para o lançamento e iniciando formalmente a sequência de contagem regressiva”, publicou a agência espacial norte-americana.

O SLS é o primeiro foguete construído pela Nasa depois do Space Shuttle (Ônibus Espacial), aposentado em 2011. Contudo, além do foguete existe a espaçonave Orion, da Boeing, que levará os astronautas na missão até a Lua.

Vale ressaltar que o SLS utilizará os mesmos motores do Space Shuttle, o RS-25, que era alimentado por combustíveis líquidos criogênicos (LH2 e LOX). Os testes com o poderoso motor já foram feitos.

Vídeo do Roll-Out do SLS:

Existem três fases da missão Artemis: a primeira consiste em lançar o SLS com a Orion, sem tripulação, que fará uma volta em nosso satélite natural; na Artemis 2 haverá tripulação, mas não será feito o pouso em território lunar, só irá orbitar.

Por fim, chega o momento da Artemis 3: a missão que vai pousar na lua. Contudo, antes disso, a espaçonave Orion vai aclopar na Gateway (uma estação lunar que deverá ser lançada em 2023). Depois disso, os astronautas irão passar para o modulo de pouso e ir até a Lua.

Sobre as datas ainda é incerto, é planejado pela Nasa que o pouso tripulado em nosso satélite natural aconteça em 2025.

aeronave notícias de aviação avião aviação Nasa SLS Lua Mulher espaço Fogute Astronuata

Leia também

Rússia sugere que os EUA equipem seus foguetes com vassouras voadoras
Tanque criogênico poderá ser usado em foguetes e aviões comerciais