Nasa divulga astronautas da missão lunar Artemis II

Missão Artemis II é a primeira em mais de 50 anos que levará astronautas até a órbita da Lua

Por André Magalhães Publicado em 04/04/2023, às 09h15

Astronautas irão orbitar a Lua com a espaçonave Orion durante a missão Artemis II - NASA

A NASA e a agência espacial canadense (CSA, na sigla em inglês) selecionaram publicamente os astronautas que irão compor a Artemis II, isto será o próximo passo da missão que pretende retomar as viagens lunares.

A agência especial norte-americana escolheu os astronautas Reid Wiseman (comandante), Victor Glover (piloto) e Christina Hammock Koch (especialista de missão), e a CSA selecionou Jeremy Hansen (especialista de missão).

Here they are. @SenBillNelson announces the #Artemis II crew, the next astronauts to fly around the Moon:@Astro_Christina@Astro_Jeremy@AstroVicGlover@Astro_Reid

We go together. https://t.co/XdUizg2Wye pic.twitter.com/6Yo4I2lKeJ

— NASA (@NASA) April 3, 2023

Entre os destaques da Artemis II está a escolha de uma tripulação composta por uma mulher, um negro e um canadense.

"Todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse Vanessa Wyche, a diretora do Johnson Space Center, da NASA.

A missão Artemis consiste em três missões com objetivo de retomar as viagens até a Lua. A Artemis I, primeira fase do projeto, já foi realizada, com o sucesso da nave Orion orbitando a Lua, mas sem tripulação.

Já a Artemis II é a próxima fase e a primeira tripulada. A missão deverá durar dez dias e será a primeira vez, em mais de 50 anos, que astronautas vão viajar ao redor da Lua. Todavia, a Artemis II não prevê o pouso nela, sendo uma missão focada em validar as capacidades da Orion para viagens tripuladas de longa duração.

Por fim, a Artemis 3 finalmente pousará com humanos na Lua, sendo programada para 2025. Um dos entraves da terceira fase é sua complexidade e uma série de parâmetros ainda não definidos, o que torna a janela de 2025 otimista. Um dos destaques é que parte da missão será realizada pela SpaceX, responsável pela fase lunar.

"Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua", destacou Wyche.

Todos os astronautas selecionados pela NASA já estiveram no espaço, sempre participando de missões na Estação Especial Internacional (ISS, na sigla em inglês)

“A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.

Nasa Artemis Lua Canadá astronauta missão CSA Lunar Christina Koch

Leia também

Virgin Orbit entrou com pedido de recuperação judicial
Brasil lança o primeiro foguete após parceria internacional