O museu alemão de tecnologia de Speyer iniciou o processo de conservação e manutenção do Boeing 747-200
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 08/03/2024, às 14h00
O museu de tecnologia de Speyer, na Alemanha, divulgou imagens do processo de conservação e limpeza do 747-200. O Jumbo que está exposto no tempo, montado sobre um enorme suporte, está passando por uma completa manutenção.
Embora lavar um avião pareça algo trivial, no caso de um 747 o procedimento é bastante delicado, especialmente por suas dimensões. No caso do museu de Speyer a situação é ainda mais difícil, pois a aeronave está suspensa vários de metros do chão. Além disso, o clima na região próxima ao rio Reno, é úmido em grande parte do ano, auxiliando na contaminação da estrutura por sujeira e ampliando os cuidados relacionados a corrosão.
O museu de Speyer é famoso por seu vasto acerto de aeronaves, veículos militares, locomotivas, automóveis, embarcações, entre outros. Criado como um vasto repositório das tecnologias de transportes, o museu conta com um invejável número de aeronaves icônicas, como o 747-200, ex Lufthansa; Junkers Ju 52/3m; Douglas DC-3; Lockheed F-104G Starfighter; Vickers Viscount 814; Transall C 160; Antonov An-22; Sukhoi Su-22; um raríssimo VFW-Fokker 614; e o OK-GLI, o veículo de testes atmosféricos do programa Buran.
O museu de Speyer normalmente aproveita a primavera (no Hemisfério Norte) para realizar os principais trabalhos de conservação do acerto exposto na área externa, preparando o museu para o pico de visitantes no Verão.