Movimentação dos aeroportos brasileiros em dezembro

Aeroporto internacional de São Paulo liderou lista dos mais movimentados

Por Wesley Lichmann Publicado em 07/01/2023, às 18h30

Principais aeroportos do Brasil movimentaram mais de 161 mil voos - Divulgação

O aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, liderou a lista dos aeroportos mais movimentados do Brasil em termos de aeronaves no último mês de dezembro.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), divulgados ontem (6), o aeroporto de Guarulhos movimentou 23.295 aeronaves no mês de dezembro; 14,3% abaixo dos números registrados no mesmo período de 2019.

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo e Brasília completam a lista dos três aeroportos mais movimentados do país. O terminal aéreo da capital paulista registrou 18.750 operações, 1,9% abaixo dos níveis pré-crise sanitária. Já o aeroporto de Brasília movimentou 12.463 aeronaves; queda de 6,6% no fluxo de pousos e decolagens realizados em 2019.

Com alta de 23,9% em relação ao período pré-crise sanitária, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ultrapassou o número de operações realizadas em 2019, ao todo foram 11.537 voos em dezembro.

Os aeroportos do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Confins, Recife, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza completam a lista dos dez mais movimentados em dezembro.

O destaque negativo é o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que registra a menor recuperação entre os aeroportos brasileiros. Com 4.908 voos no mês de dezembro, o aeroporto fluminense está 45,6% abaixo dos níveis alcançados em 2019.

Gráfico disponibilizado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

 

Durante o mês de dezembro, os principais aeródromos do Brasil movimentaram cerca de 161 mil voos, considerando os pousos e decolagens de 34 localidades registradas no relatório, uma queda de 5,9% comparada ao mesmo período de 2019.

Aeroportos Brasília Guarulhos Congonhas Campinas Viracopos São Paulo Aeronaves CGNA movimentação

Leia também

Pentágono suspendeu entregas do F-35
jetBlue anunciou novo voo para Londres