Motor para o Falcon 6X recebeu certificação nos EUA

Motor para o Dassault Falcon 6X recebeu certificação pela FAA, nos EUA

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/12/2022, às 08h01

Novo jato executivo deverá entrar em operação no início de 2023 - Divulgação

A divisão canadense da Pratt & Whitney anunciou que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) certificou o motor PW812D, projetado para o novo jato executivo Dassault Falcon 6X.

Foto: Pratt & Whitney/Divulgação.


Ele passou por mais de 6.1 mil horas de testes de motores, incluindo mais de 1.150 horas de testes de voo e 20 mil horas em solo. Ele requer 40% menos manutenção programada e 20% menos inspeções do que outros motores concorrentes, segundo o fabricante.

Cada elemento do motor PW800 e os serviços que o suportam foram concebidos tendo em mente a responsabilidade ambiental”, segundo o vice-presidente de Engenharia da Pratt & Whitney, Edward Hoskin. “Ele oferece melhorias de dois dígitos em queima de combustível, emissões e ruído em comparação com a geração atual de motores. O motor também pode voar com uma mistura de 50% de combustível de aviação A (querosene) e combustível alternativo sustentável”.

Como AERO Magazine já informou, operadores do Oriente Médio, em especial países árabes, estão entre os principais clientes do Falcon 6X. Recentemente, a Dassault confirmou que vai ampliar as instalações do ExecuJet MRO de Dubai, que passará para um novo espaço no Dubai World Central Airport (DWC), com 15 mil m² de área, permitindo atender entre 18 e 24 aviões executivos de médio e grande porte simultaneamente.

Dassault Falcon Motor PW Pratt Whitney 6X

Leia também

Visor duplo frontal do jato Falcon 8X é aprovado
Embraer fecha parceria com Dubai para conceito de carro voador