Modernização do King Air 350 eleva cruzeiro a 332 KTAS com motor XP67A

Blackhawk anuncia novo STC com motor XP67A e hélice de 5 pás para o King Air 350

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/04/2025, às 17h00

Atualização do King Air 350 inclui motor XP67A e hélice de 5 pás da Hartzell - Blackhawk

A Blackhawk anunciou o lançamento de um novo programa de Certificação Suplementar de Tipo (STC) para a modernização do King Air 350, que inclui uma hélice pentapá de material composto e o motor XP67A. A proposta é oferecer mais velocidade e desempenho às versões da aeronave equipadas com o motor XP67A da Blackhawk.

O destaque da atualização é a nova hélice de cinco pás da Hartzell, feita em fibra de carbono, que proporciona menor peso e desempenho superior em comparação com a hélice padrão de quatro pás em alumínio. Segundo o fabricante, mesmo com a adição de uma pá extra, os operadores economizam aproximadamente 10 libras por lado, resultando em melhor distribuição de peso e maior durabilidade do motor.

Outro benefício é o diâmetro reduzido da hélice, que contribui para a redução dos níveis de ruído, enquanto as cinco pás garantem desempenho superior durante a decolagem, subida e cruzeiro. De acordo com a Hartzell, as hélices de material composto possuem vida útil ilimitada, além de maior resistência a impactos com aves e descargas elétricas.

A modernização também inclui o motor XP67A da Blackhawk, que substitui os Pratt & Whitney Canada PT6A-60A originais, oferecendo um aumento de 24% na potência disponível. Com isso, é possível atingir velocidades de cruzeiro superiores a 332 KTAS e subir até o nível de voo 350 (FL350) em menos de 17 minutos.

A certificação da combinação entre a hélice Hartzell de cinco pás e o motor XP67A para o King Air 350 deve ser anunciada durante a EAA AirVenture 2025, que será realizada em Oshkosh, nos Estados Unidos.

Oshkosh EAA King Air King Air 350 Hartzell Blackhawk AirVenture King