Decisão do Ministério não cabe recurso e Iberia terá 30 dias para pagar a multa
Marcel Cardoso Publicado em 20/05/2022, às 20h05
O Ministério da Justiça multou a Iberia, nesta sexta-feira (20), em R$ 1,3 milhão, após o cancelamento de quatro mil passagens de ida e volta entre o Rio de Janeiro (GIG) e Paris (CDG), em dezembro.
Segundo a pasta, a companhia descumpriu uma obrigação contratual, já que ela não informou com clareza o passageiro, a respeito de uma promoção de venda de passagens, anunciando na imprensa o preço de US$ 118 (R$ 637,20), quando o valor original do trecho é de US$ 1.180 (R$ 6.372).
A multa também é sustentada pelo fato de a promoção ter ficado apenas três horas no ar nas plataformas oficiais e os bilhetes só terem sido cancelados 72 horas depois.
A empresa alegou se tratar de “erro grosseiro ao se realizar um upload dos preços” e que esse erro tomou projeção maior que o desejado. “Existem sítios específicos que fazem levantamento de preços abaixo dos praticados no mercado”, de acordo com a Iberia, que também alegou erro humano e não de promoção e todas as providências cabíveis foram tomadas.
Não há recurso contra a decisão e o valor deverá ser quitado em um prazo de 30 dias.