Militares dos EUA abatem drone do Irã sobre a Síria

Drone do Irã voava sobre o nordeste da Síria em missão de reconhecimento e foi abatido por militares dos EUA

Por André Magalhães Publicado em 15/02/2023, às 08h40

Drone foi abatido próximo do local de apoio à missão Conoco - CENTCOM

Os militares dos EUA confirmaram que abatem ontem (14) um drone do Irã que voava próximo do nordeste da Síria. O por volta das 14h30, horário local.

A informação foi divulgada pelo Comando Central dos Estados Unidos, que inclusive divulgou imagens da destruição da aeronave não tripulada (UAV, na sigla em inglês) que foi abatido por volta das 14h30, horário local.

On February 14th, at approximately 2:30 PM local time, US forces in Syria engaged and shot down an Iranian-manufactured UAV attempting to conduct reconnaissance of Mission Support Site Conoco, a patrol base in northeast Syria. pic.twitter.com/3GSf8odK3w

— U.S. Central Command (@CENTCOM) February 15, 2023

"Forças dos EUA na Síria atacaram e abateram um UAV de fabricação iraniana que tentava realizar o reconhecimento do local de apoio à missão Conoco, uma base de patrulha no nordeste da Síria", publicou o comando em sua conta oficial no Twitter.

Os Estados Unidos, Irã e Rússia, bem como outros países, atuam na Síria em missões de contraterrorismo e ajuda humanitária, mas apoiam grupos diferentes. Ao lado dos norte-americanos e israelenses, o apoio ocorre em favor do grupo curdo conhecido como Forças Democráticas da Síria.

Já o Irã e a Rússia apoiam o governo central, liderado pelo ditador Bashar al-Assad, forte alido de Putin, que trava uma guerra civil há onze anos contra opositores de seu governo.

Estando em lados opostos, mas não diretamente, e realizado missões militares complexas, foi assinado um um acordo entre alguns países rivais para evitar umar situação de ataque um contra o outro.

EUA Rússia Síria Drone Irã terrorismo Abate

Leia também

Avião militar russo desviou de drones de combate dos EUA na Síria
Sistema antiáereo da Rússia atacou aviões de Israel na Síria