Japão analisa capacidades do primeiro convertiplano dedicado ao mercado comercial
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/09/2020, às 16h25 - Atualizado às 20h30
Tiltroto une turbo-hélice e helicóptero em um conceito único
O conceito tiltrotor, uma combinação das capacidades de um helicóptero com avião turbo-hélice, se provou de grande valia no cenário militar e poderá em breve ser uma realidade no mundo civil.
O governo de Tóquio anunciou recentemente a intenção de avaliar as capacidades do AW609, o primeiro modelo tiltrotor voltado para operação comercial. O objetivo é fornecer o transporte para a ilha de Ogasawara, distante aproximadamente 1.000 km de Tóquio.
Um dos entraves de apoio a ilha, além de sua distância, são as condições meteorológicas que não permitem o adequado uso de um helicóptero. Porém, a infraestrutura limitada na ilha também limita o uso de aviões na operação.
A intenção é avaliar a flexibilidade do conceito que alia desempenho semelhante ao de um turbo-hélice, incluindo velocidade, alcance, altitude de cruzeiro, com versatilidade operacional do helicóptero, com decolagem e aterrissagem vertical, assim como voo pairando.
O AW609 é um projeto desenvolvido pela italiana Leonardo desde a década de 1990, com conceito similar ao V-22 Osprey, o modelo militar em serviço há vários anos. Um dos entraves no modelo civil é o complexo processo de certificação, que por seu ineditismo operacional e características únicas tem exigido um amplo estudo de validação das capacidade e segurança do modelo. O protótipo do AW609 possui atualmente velocidade de 275 nós, podendo voar em uma altitude de cruzeiro de 25.000 pés e alcance máximo de 1000 nm (1.852 km), e capacidade para nove passageiros.
Outra virtude do tiltrotor é permitir o mesmo nível de conforto de um avião, mesmo decolando e pousando como um helicóptero, incluindo cabine pressurizada e maior silêncio a bordo.
O Japão pretende analisar as capacidades do AW609 para atender a uma variedade de requisitos operacionais como transporte de passageiros, EMS, SAR, vigilância, coleta de notícias eletrônicas e transporte VVIP.
A Leonardo espera certificar o AW609 ainda na próxima década, quase trinta anos após os complexos estudos para o desenvolvimento de um tiltrotor civil.