Navios, helicópteros e caças da força naval brasileira celebraram no domingo o Dia da Marinha
Por André Magalhães Publicado em 13/06/2023, às 09h20
A Marinha do Brasil realizou no último domingo (11), um desfile naval em cemoração aos 158 anos do Dia da Marinha, que ocorreu na orla do Rio de Janeiro. Os navios da esquadra, assim como helicópteros e o caça A-4, participaram da parada naval.
O desfile ocorre na data mais importante da força naval do Brasil, a conhecida data magna em alusão a Batalha do Riachuelo, o confronto ocorrido em 11 de junho de 1865 e que foi decisivo na Guerra do Paraguai.
O desfile começou em Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul da cidade. No mar navios estavam as fragatas, uma corveta, navios-patrulha, um Submarinos e um navio-hidroceanográfico, assim como um navio de resgate submarino.
No ar estiveram os helicópteros UH-15 Super Cougar, levando a bandeira da Marinha do Brasil, os helicópteros SH-16 Seahawk, UH-15 Esquilo e um AH-11B Wild Lynx completaram a parada dos meios de asas rotativas. A aviação de asa fixa também marcou presença com dois caças AF-1 Skyhawk (A-4).
"A Batalha Naval do Riachuelo é considerada o maior feito de armas da Força Naval Brasileira, uma vez que assegurou a liberdade de navegação na Bacia do Paraguai, o que levou ao triunfo definitivo dos países aliados", publicou a Marinha do Brasil em nota.
Assim como a Marinha, o Exército e a Força Aérea também tem datas magnas, como o Dia do Exército, no qual comemora-se a Bataha dos Guararape, quando forças brasileiras expulsaram os invasores estrangeiros no Nordeste brasileiro há mais de 370 anos.
Já na FAB, o dia 23 de outubro se comemora o primeiro voo do 14-Bis, quando em 1906 Santos Dumont comprovou na França a viabilidade do voo do mais pesado que o ar.