Mais um país asiático recebeu o avião chinês C909

A Lao Airlines, companhia aérea do Laos, recebeu seu primeiro Comac C909, de fabricação chinesa

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/04/2025, às 10h21

A aeronave irá fazer voos regionais no país asiático - Lao Airlines

A Lao Airlines, companhia aérea Laos, recebeu na última segunda-feira (31), o seu primeiro Comac C909, tornando-se a mais nova operadora internacional do avião regional fabricado na China.

A aeronave, registrada como RDPL-34229, foi adquirida em regime de leasing diretamente do fabricante estatal. Ela stá configurada em uma única classe com capacidade para noventa passageiros. A aprovação regulatória para operações comerciais no país asiático ocorreu pouco mais de uma semana antes da entrega.

A entrega representa um passo estratégico para a expansão internacional da Comac, que busca consolidar sua presença no mercado global de aviação regional. A Lao Airlines será a segunda operadora asiática a utilizar o modelo, seguindo a TransNusa Airlines, da Indonésia. A low cost Vietjet, do Vietnã, também estuda operar a aeronave por meio de leasing, aguardando aprovação regulatória.

 

Nos primeiros voos comerciais, previstos para acontecer no próximo dia 12 de abril, a aeronave será operada por tripulação de voo chinesa, enquanto a tripulação de cabine será composta por funcionários da aérea do Laos.

Já foram fabricados mais de cem C909 até o momento e há pedidos para mais 360. Os maiores operadores são a Air China e a Chengdu Airlines, ambas com cerca de trinta unidades cada. 

aviação regional jato regional certificação aeronáutica Lao Airlines Comac ARJ21 Vietjet aviação no Sudeste Asiático leasing aeronáutico TransNusa Airlines Comac C909

Leia também

Avião chinês C919 terá sua produção anual ampliada
Vietnã avalia comprar aviões chineses da COMAC