F-22 Raptor foi visto ostentando um padrão diferente do usado pelo modelo e por caças de quinta geração
Por André Magalhães Publicado em 22/11/2021, às 10h00 - Atualizado às 17h56
A Usaf opera 187 unidades do caça de 5º geração | Foto: Usaf/ Erin Baxter
Um caça F-22 Raptor da força aérea dos Estados Unidos (Usaf), foi visto com um pintura totalmente diferente da tradicional. O registro foi feito na base aérea de Nellis, no estado de Nevada, no dia 19 de novembro. O fotografo Santo Cáceres, fez o registro que logo circulou pela internet.
A razão desta pintura diferenciada é desconhecida, no entanto, a possibilidade de ser um algum teste não pode ser descartada. Uma das possibilidades é que seja a base de alguma nova pintura mais eficiente ou mesmo a avaliação de novos compostos químicos.
Versão não tripulada de avançado caça russo é divulgada em vídeo
É visível que, mesmo com a pintura misteriosa, os diversos sensores do caça, bem como as baías internas de armamento não foram modificadas.
A Usaf planeja iniciar nos próximos meses a primeira atualização do caça stealth, que deverá terminar em 2031. O atual F-22 Raptor fez seu primeiro voo em sete setembro de 1997 e foi declarado operacional em 2005, sendo o primeiro caça de 5º geração a entrar em serviço no mundo.
A expectativa é que a atualização de meia vida do F-22 seja a primeira e última do modelo, que poderá ser substituído em meados da década de 2040.
F-22 Raptor covered with a mosaic of reflective material (Nov 19, 2021) pic.twitter.com/AXhIsauUHh
— IDU (@defencealerts) November 22, 2021