Lula e CEO da Latam discutem redução dos preços das passagens aéreas

Presidente Lula e Jerome Cadier, CEO da Latam, debateram redução dos preços das passagens aéreas para democratizar o setor

Por Wesley Lichmann Publicado em 14/09/2023, às 13h45 - Atualizado às 14h30

Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, governo federal quer popularizar o modal aéreo - Luís Neves

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, discutiram ontem (13), em audiência oficial realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, a redução dos valores das passagens, para democratizar o acesso ao transporte aéreo.

Durante a reunião, que também contou com a presença de Silvio Costa Filho, novo ministro de Portos e Aeroportos, o chefe executivo da Latam se comprometeu a cooperar com o governo federal em busca de alternativas para popularizar as viagens aéreas, avançando ainda na agenda estratégica conjunta para descarbonizar a aviação e torná-la também mais sustentável.

"O Brasil precisa de novas oportunidades para desenvolver uma aviação mais inclusiva e sem aumento de custos para os usuários, para que todos tenham acesso facilitado ao modal aéreo e que a economia também seja aquecida pelo transporte de cargas", diz Costa Filho.

Além da redução dos preços das passagens, Lula expressou que pretende retomar o protagonismo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com objetivo de atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil. 

A Latam foi responsável por 25% do tráfego de passageiros internacionais com origem ou destino no Brasil, considerando as operações de todas as 49 empresas aéreas nacionais e estrangeiras que atendem o país.

Entre as congêneres brasileiras, a participação em voos para o exterior sobe para 67%, ou seja, de cada dez passageiros transportados para destinos internacionais por companhias nacionais, sete embarcam nos aviões do grupo sul-americano.

A Latam espera transportar cerca de 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, crescimento de 25% frente aos 32 milhões transportados um ano antes. 

Brasil Latam Voos Internacional Governo Federal Governo Preços CEO Passagens Custos Latam Brasil Embratur Grupo Latam Ministro Lula LA Despesas CEO Latam Ministério de Portos e Aeroportos Presidente Lula

Leia também

Novo avião da Latam realizou seu primeiro voo de testes
Latam confirma necessidade de inspeção nos motores do Airbus A320neo