Lilium avança na montagem de seu eVTOL

Fabricante alemã Lilium concluiu instalação da asa de seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como eVTOL

Por Wesley Lichmann Publicado em 09/01/2024, às 12h30

Aeronave poderá transportar seis passageiros - Reprodução

A empresa alemã Lilium disse hoje (9), que concluiu com sucessso a instalação da asa de seu primeiro veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como eVTOL, que será utilizado na campanha de testes.

A montagem do eVTOL foi iniciada em dezembro passado nas instalações da Lilium em Wessling, Alemanha. As primeiras sete aeronaves serão utilizadas nos voos de certificação junto a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA, na sigla em inglês).

Impulsionado por 36 pequenos motores elétricos articulados embutidos nos flaps e canards,  a aeronave possui sete lugares, seis deles destinados aos passageiros, com alcance operacional de aproximadamente 110 milhas náuticas, ou 175 quilômetros, e velocidade máxima de 250 km/h. 

A Lilium estima que o mercado global necessitará de 42.000 eVTOLs até a próxima década. Ainda de acordo com a fabricante, o mercado norte-americano será responsável por 35% da demanda, seguido pela Europa e Oriente Médio, que somados terão 30%, e China com 25%.

Alemanha Evtol Certificação Produção Mercado Lilium fábrica montagem instalação Instalações Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical Linha de montagem

Leia também

Aeronave elétrica fez série de testes no Japão
Certificação de eVTOL da Eve passará por consulta pela ANAC