Sistema permite inspecionar estrutura da aeronave em menos de uma hora
Por Gabriel Benevides Publicado em 02/01/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h16
Sistema de drone permite vistoriar estrutura da aeronave em busca de danos em menos de uma hora
A Latam Airlines se torna a primeira empresa aérea sul-americana a empregar drones automatizados para verificação da estrutura das aeronaves durante os processos de revisão e manutenção.
O sistema é fornecido pela Denecle, especializada em soluções de drones, que será responsável por auxiliar a companhia em averiguações na manutenção da frota dos A320 da Latam.
O anuncio ocorreu no final de 2019, logo após a Latam realizar um período de testes de três meses considerados bem-sucedidos. Com a melhora no processo de inspeção, a empresa optou por integrar o uso de drones automatizados em seu centro de manutenção em São Carlos (QSC), no interior de São Paulo.
Segundo a companhia aérea, a solução otimiza as atividades de manutenção, aumentando a segurança dos trabalhadores ao mesmo tempo que proporciona uma maior eficiência durante as inspeções, permitindo escanear a fuselagem da aeronave de maneira automatizada em menos de uma hora. O sistema utiliza tecnologia a laser, que de maneira precisa pode identificar danos estruturais na aeronave.
“Estamos orgulhosos em anunciar a Latam como o nosso mais novo cliente, expandindo as nossas operações na América do Sul “ anunciou Josselin Bequet, CEO e co-fundador da Donecle. “Após três meses de testes bem-sucedidos a Latam entendeu de maneira detalhada o funcionamento dos nossos drones, antecipando a nossa solução para o seu processo de manutenção”.
A nova ferramenta além de refinar o rastreio, detalhando os dados da aeronave durante as inspeções, também elimina o uso de papéis durante todo o procedimento.