Reformulação do processo seletivo promete oferecer oportunidades iguais para todo o país
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 26/04/2022, às 15h05
A Latam criou um sistema de cadastro e de entrevistas para emprego completamente online. A plataforma inédita no setor é voltada para vagas de tripulação de cabine e promete um processo mais ágil que permita pessoas de diferentes regiões terem acesso às oportunidades de emprego da companhia aérea.
Até quinta-feira (28) os candidatos de todo o país poderão se cadastrar no site vagas.com para o cargo de Tripulante de Cabine e participar de futuros processos seletivos de forma totalmente online. Todas as etapas da seleção, incluindo as entrevistas técnicas, testes técnicos e comportamentais, dinâmicas em grupo e entrega de documentos, serão realizadas remotamente, independentemente da localização da pessoa no território nacional.
A Latam afirma que mesmo o exame admissional dos novos tripulantes de cabine da poderá ser realizado na capital estadual mais próxima do candidato, que só precisará se apresentar em São Paulo no seu primeiro dia de integração, já contratado.
“Quando permitimos que pessoas de todas as regiões de um país continental como o Brasil possam concorrer a uma vaga para se tornarem tripulantes de cabine na Latam, estamos rompendo até mesmo barreiras sociais que impediam muitos de virem a São Paulo participar desse processo e começar a realizar o seu sonho profissional”, explica Jefferson Cestari, diretor de RH da Latam Brasil.
Outra mudança é referente à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que também deixa de ser obrigatória e passa a ser desejável para o cargo de Tripulante de Cabine. A Latam afirma que o teste de idioma será feito apenas para mapeamento, mas os critérios para a escolha serão totalmente baseados em outras capacidades técnicas e competências comportamentais. Este novo modelo será testado e, após a contratação das primeiras turmas, poderá ser revisado para possíveis adaptações.
Porém, os requisitos mínimos para tripulante de cabine continuam os mesmos, com formação no curso de comissário de voo com aprovação da Anac, com Certificado de Conhecimento Teórico, que é o código Anac, e Certificado Médico Aeronáutico válidos.