Latam liderou mercado internacional no Brasil

Grupo Latam encerrou o primeiro trimestre com 23% do mercado internacional com origem no Brasil

Por Wesley Lichmann Publicado em 08/05/2023, às 12h10

Boeing 777-300ER é o maior avião da frota - Guilherme Amancio

O grupo Latam foi responsável pelo transporte de cerca de 1,1 milhão de passageiros em voos internacionais com origem ou destino no Brasil no primeiro trimestre, o que representa 23% de participação do mercado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O resultado considera os números das operações das subsidiárias da Latam no Chile e Peru e leva em conta as trinta e oito companhias aéreas que atendem o país. 

No trimestre encerrado em março, em voos de e para o Brasil, a unidade brasileira do grupo Latam transportou 773,1 mil passageiros em voos para o exterior, enquanto a divisão chilena registrou 325,2 mil embarques e desembarques no país. Já a subsidiária peruana  transportou pouco mais de 53 mil pessoas.

Em participação de mercado, a Latam Brasil lidera a lista com 15,5%, seguida pela TAP com 8,8% e Gol que possui 7%. Já a Latam Chile e a Latam Peru possuem respectivamente 6,5% e 1,1% do mercado. Ao todo, foram transportados 4,9 milhões de passageiros no segmento internacional.

A companhia possui atualmente voos diretos para vinte e um destinos no exterior e atende 55 domésticos.

Malha comercializada pela Latam com origem no Brasil, incluindo Los Angeles e Joanesburgo - Great Circle Mapper

 

Em 2023, a capacidade dos serviços internacionais da Latam no país se aproximou dos níveis obtidos em 2019, pré-crise sanitária. A companhia reforçou sua malha com voos diretos entre Lima e Brasília, e Santiago do Chile a Porto Alegre, além de retomar grande parte dos destinos atendidos a partir do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, principal centro de conexões (hub) da empresa. 

O grupo pretende retomar a ligação direta entre São Paulo e Joanesburgo com o Boeing 787-9 Dreamliner. Outra novidade são início dos voos para Los Angeles no segundo semestre. A ligação entre seu principal hub e a segunda maior cidade norte-americana será operada três vezes por semana com o 777-300ER.

Quinto destino nos Estados Unidos, a nova rota é fruto da parceria firmada com a Delta Air Lines. Atualmente, a companhia voa diarimente do país para Miami, Orlando, Nova York e Boston.

Em fevereiro a companhia estreou um novo cardápio exclusivo em voos com duração superior a sete horas. O novo serviço de bordo inclui pratos assinados por chefs de cada região do Brasil e são apresentados em um ciclo de três meses.

A Latam planeja transportar 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, uma alta de 25% frente 32 milhões transportados no ano passado. 

 

Latam Boeing Voos Internacional Participação Mercado Latam Brasil Grupo Latam Latam Peru Latam Chile rotas LA

Leia também

Latam aumenta em 50% suas operações e registra recorde no Brasil
Latam projeta crescimento de 25% no Brasil