Com compromisso sustentável e eficiente, Latam possui investimentos para renovação da frota que inclui mais de 100 aeronaves da família Airbus A320neo
Por Wesley Lichmann Publicado em 17/02/2023, às 12h23
Depois de mais de dois anos de um profundo processo de reestruturação, motivado pelos efeitos da crise sanitária, o grupo Latam se tornou mais eficiente e sustentável, além de aprimorar custos, consolidar posições estratégicas e aumentar a capilaridade e conectividade em mercados chaves, a maior companhia aérea da América do Sul possui um abrangente plano de renovação da frota.
Após a reestruturação financeira, a entrega de novas aeronaves para a Latam foi retomada em junho de 2022. A companhia iniciou 2023 com 16 A320neo em operação, e receberá 15 novas aeronaves da Airbus até o fim do ano, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela unidade brasileira do grupo.
A Latam possui investimentos para mais de 100 aeronaves da família A320neo, incluindo pedidos para o A321XLR, revolucionário, a versão de longo alcance do popular jato de corredor único vai reduzir em 22% o consumo de combustível por assento na comparação com os A321ceo.
Com autonomia de 7.400 quilômetros o A321XLR permitirá a companhia flexibilizar frequências em pares de cidades já atendidos e criar rotas de forma a tentar a demanda e capacidade necessária, mas com um consumo de combustível por voo até 38% menor do que uma aeronave de dois corredores, como o Boeing 767. Os A321XLR serão entregues ao grupo Latam a partir de 2025.
A mais recente versão do A321 pode ser utilizado nas rotas anunciadas pela companhia nas últimas semanas, inclusive nos voos de média distância entre Porto Alegre e Santiago do Chile; e a ligação direta entre Brasília e Lima.
Os novos A320neo consomem 20% menos combustível quando comparado com os A320ceo, e proporcionam redução de 50% nas emissões de oxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronaves estão alinhadas ao compromisso de sustentabilidade do grupo, que busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030, a meta é se tornar uma empresa carbono neutro até 2050.
Operando com aeronaves das duas maiores fabricantes, a Latam padronizou sua frota de corredor único com jatos da família Airbus A320, já as operações de longa distância com equipamentos de dois corredores são realizadas com os Boeing 777 e 787.
Atuando no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, a frota do grupo Latam é composta atualmente por 238 aeronaves da Airbus, dos modelos A319, A320, A320neo e A321, e 57 Boeing, incluindo o 767, 777 e 787.
No Brasil, maior mercado da empresa, são utilizados 120 jatos da família Airbus A320, incluindo dez unidades do A320neo; e quatorze aeronaves de fuselagem larga da Boeing.
A Latam liderou o transporte aéreo de passageiros no mercado brasileiro em 2022. A empresa encerrou o ano passado com 36,5% de participação nos voos domésticos e 16,2% no segmento internacional.