Voos da Latam Cargio com o Boeing 767 entre São Paulo, Fortaleza e Manaus, amplia a capacidade e reforça hub logístico no Nordeste
Por Marcel Cardoso Publicado em 10/07/2025, às 16h14
A Latam Cargo Brasil iniciou em maio uma nova operação semanal de transporte de cargas ligando os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU), Fortaleza e Manaus. O serviço é realizado com aeronaves Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo.
A nova rota resultou em um aumento de 47% na capacidade de transporte da companhia no Ceará em junho, em comparação ao mesmo período de 2023. O trajeto fortalece o papel do estado como hub logístico do Nordeste, proporcionando maior agilidade no envio de cargas gerais de São Paulo para Fortaleza e ampliando as possibilidades de transporte de produtos como ovos férteis, perecíveis (pescados e frutas) e confecções de Fortaleza com destino a Manaus.
Segundo a Latam Cargo, a iniciativa busca atender à demanda logística crescente nas regiões Norte e Nordeste. “Com este novo voo semanal cargueiro, reforçamos o papel do transporte aéreo de cargas no crescimento do país”, afirmou Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Latam Cargo detém atualmente 50% do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, considerando voos domésticos e internacionais. Em 2024, a companhia já movimentou mais de 18 mil toneladas no estado. Em Manaus, a empresa responde por 46% do mercado e transportou mais de 50 mil toneladas no ano.