Os principais fabricantes que estão presentes na Labace 2022 adotam estratégias diferentes para conquistar o consumidor brasileiro
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 10/08/2022, às 15h00
A 17ª edição da Labace, o maior evento de aviação de negócios da América Latina, retornou após um hiato de três anos, por causa das restrições da crise sanitária, e recebe mais de 40 aeronaves para exposição.
O evento, considerado o principal da aviação executiva no Brasil e na América Latina, voltou a reunir os principais fabricantes e fornecedores do setor.
Entre os expositores estão a Embraer, que destaca seu bem-sucedido Phenom 300E, há mais de dez anos o jato executivo mais entregue do mundo, assim como o Praetor 600, que disputa o segmento dos super médios. Embora a Bombardier seja líder entre os super médios com a família Challenger, a empresa canadense não retornou para a Labace, mantendo uma estratégia diferente para o Brasil. Da mesma forma, a Gulfstream optou por não trazer seu supermédio G280, apostando apenas nos jatos de cabine larga e ultralongo alcance, com destaque para o G500, um dos mais avançados jatos do segmento e o consagrado G650ER, que pode voar sem escalas de São Paulo até Moscou.
A francesa Dassault também aposta nos jatos grandes, com a presença do Falcon 8X, que disputa o mercado entre aviões de cabine larga e ultralongo alcance. Ainda assim, confirmando a boa aceitação no mercado brasileiro, a Dassault também apresenta o Falcon 2000, que com sua cabine larga e alcance intracontinental se destaca entre operadores privados.
A Textron que comemora 40 anos de parceria com a TAM Aviação Executiva, trouxe para a Labace seus principais lançamentos, com destaque para o turboélice King Air 360, recém-lançado e que oferece uma série de melhorias em relação ao antecessor, assim como o jato leve Citation M2 Gen2 e o médio Citation Latitude.
A Pilatus além de apresentar o PC-12NGX, lançado em 2019 na NBAA-BACE, semanas do início da crise sanitária que levou a pandemia, também está demonstrando o PC-24, em parceria com a Amaro Aviation.
Por fim, a Líder Aviação, em parceria com a Honda volta a exibir o HondaJet, que se tornou referência entre os jatos de entrada e se destaca por seus motores montados sobre as asas.
São ao todo 95 marcas confirmadas entre expositores e patrocinadores na feira.