Labace retorna e fabricantes mostram estratégias para o mercado brasileiro

Os principais fabricantes que estão presentes na Labace 2022 adotam estratégias diferentes para conquistar o consumidor brasileiro

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 10/08/2022, às 15h00

Labace retorna após 3 anos e mostra otimismo do setor com o Brasil - Luis Neves

A 17ª edição da Labace, o maior evento de aviação de negócios da América Latina, retornou após um hiato de três anos, por causa das restrições da crise sanitária, e recebe mais de 40 aeronaves para exposição.

O evento, considerado o principal da aviação executiva no Brasil e na América Latina, voltou a reunir os principais fabricantes e fornecedores do setor.

Entre os expositores estão a Embraer, que destaca seu bem-sucedido Phenom 300E, há mais de dez anos o jato executivo mais entregue do mundo, assim como o Praetor 600, que disputa o segmento dos super médios. Embora a Bombardier seja líder entre os super médios com a família Challenger, a empresa canadense não retornou para a Labace, mantendo uma estratégia diferente para o Brasil. Da mesma forma, a Gulfstream optou por não trazer seu supermédio G280, apostando apenas nos jatos de cabine larga e ultralongo alcance, com destaque para o G500, um dos mais avançados jatos do segmento e o consagrado G650ER, que pode voar sem escalas de São Paulo até Moscou.

A francesa Dassault também aposta nos jatos grandes, com a presença do Falcon 8X, que disputa o mercado entre aviões de cabine larga e ultralongo alcance. Ainda assim, confirmando a boa aceitação no mercado brasileiro, a Dassault também apresenta o Falcon 2000, que com sua cabine larga e alcance intracontinental se destaca entre operadores privados.

A Textron que comemora 40 anos de parceria com a TAM Aviação Executiva, trouxe para a Labace seus principais lançamentos, com destaque para o turboélice King Air 360, recém-lançado e que oferece uma série de melhorias em relação ao antecessor, assim como o jato leve Citation M2 Gen2 e o médio Citation Latitude.

A Pilatus além de apresentar o PC-12NGX, lançado em 2019 na NBAA-BACE, semanas do início da crise sanitária que levou a pandemia, também está demonstrando o PC-24, em parceria com a Amaro Aviation.

Por fim, a Líder Aviação, em parceria com a Honda volta a exibir o HondaJet, que se tornou referência entre os jatos de entrada e se destaca por seus motores montados sobre as asas.

São ao todo 95 marcas confirmadas entre expositores e patrocinadores na feira.

Embraer Dassault Textron Cessna Gulfstream HondaJet Congonhas Honda Beechcraft Praetor G650ER Labace G500 Phenom 300E

Leia também

Novo pneu para aviões executivos será apresentado na Labace 2022
Amaro Aviation fará sua estreia na Labace com o PC-24