Coreia do Sul escolhe aviões da Bombardier para alerta aéreo e controle

Bombardier Global 6500 serão modificados para poderem realizar missões AEW&C na Força Aérea da Coreia do Sul

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/10/2025, às 09h15

Plataforma básica do Global 6500 receberá uma série de sensores e radares de última geração - Bombardier

A L3Harris Technologies anunciou que firmou um contrato avaliado em mais de US$ 2,26 bilhões para fornecer novos aviões de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C, na sigla em inglês) para a Força Aérea da Coreia do Sul.

O projeto prevê o uso da plataforma Global 6500, da Bombardier, que recerá uma série de novos sistemas embarcados para pemitir seu uso como aeronave de alerta aéreo. Um dos destaques é a grande autonomia do avião, que pode permanecer em voo por longos períodos, além do sistema de radar permitir detecção e rastreamento de ameaças aéreas e marítimas.

Capacidade estratégica

A suíte de comunicações assegurará interoperabilidade com forças dos Estados Unidos, membros da OTAN e aliados regionais na Ásia e Pacífico, viabilizando um ambiente operacional conectado a plataformas de quinta geração e futuras.

O programa prevê participação ativa da indústria sul-coreana, que será responsável pela operação, manutenção e possíveis expansões futuras do projeto. O projeto reúne um consórcio formado pela L3Harris, Bombardier, Israel Aerospace Industries (IAI) — por meio da subsidiária ELTA Systems — e Korean Air, que desempenhará papel central na integração e sustentação das aeronaves.

O contrato fortalece a capacidade de defesa da Coreia do Sul em um contexto de crescente tensão geopolítica no Indo-Pacífico. 

Aviação Militar Força Aérea Coreia do Sul IAI Korean Air AEW&C Defesa Aérea Indo-Pacífico Vigilância Aérea radar AESA L3Harris ELTA Systems Bombardier Global 6500

Leia também

Bombardier e SNC firmam acordo de 10 anos para dois Global 6500
Bombardier Global 7500 atinge 150 recordes de velocidade