País árabe também está adquirindo a versão mais recente do F/A-18 E/F Super Hornet
Por André Magalhães Publicado em 09/12/2021, às 11h10
Quando estiver com a frota completa de Eurofighter e Super Hornet, a KAF terá 56 novos caças | Foto: Leonardo
A Força Aérea do Kuwait (KAF) recebeu seus dois primeiros Eurofighter Typhoon em uma cerimônia oficial, nesta quarta-feira (8), nas instalações do Grupo Leonardo, perto da cidade de Turim, na Itália.
O evento oficial contou o vice-comandante da KAF, vice-marechal Bandar Al-Mezyen, e o embaixador do Kuwait na Itália, Sheik Azzam Mubarak Sabah Al-Sabah, além de autoridades italianas.
É esperado que os caças devam ir para o Kuwait na semana que vem, informou a agência Kuwait News Agency.
Air France e KLM terão mais voos para o Brasil no início de 2022
O governo do Kuwait assinou em 2016 um acordo de compra com a Leonardo para 28 caças Eurofighter, sendo 22 monopostos e seis bipostos. O valor da compra dos caças ficou em US $ 8,7 bilhões, também foram incluídos um pacote de suporte, treinamento para os pilotos e infraestruturas na base aérea Ali Al Salem, local que será a sede das aeronaves.
Os aviões do Kuwait são da versão Tranche 3, a mais recente do caça europeu. A aeronave é equipada com um radar AESA Captor-E, bem como um pod de mira avançada AN /AAQ-33 Sniper, da Lockheed Martin, além de outras atualizações.
This is the largest contract ever signed by #Finmeccanica #Kuwait #Typhoon https://t.co/3vMaCf5yJ7 pic.twitter.com/w6w8hVoQNC
— Leonardo (@Leonardo_live) April 5, 2016
Os caças irão substituir a frota de 29 caças Boeing F/A-18 C/D Hornet, que estão com 30 anos em serviço.
Entretanto, o Kuwait também terá 28 unidades do F/A-18E/F Super Hornet, do fabricante Boeing, os caças norte-americanos serão do padrão Bloco III, a versão mais atualizada da aeronave.
Os Super Hornet estão equipados com um radar AESA AN/ APG-79, um pod avançado de mira, contramedidas eletrônicas, entre outras atualizações. É esperado que os primeiros caças sejam entregues nos próximos meses.