A KLM, em parceria com a ZeroAvia, estão planejando um voo de demonstração usando hidrogênio líquido
Por Marcel Cardoso Publicado em 29/07/2024, às 16h05
A KLM, juntamente com a ZeroAvia, anunciaram, na última quinta-feira (25), que irão realizar um voo de demonstração utilizando uma aeronave com motores movidos a hidrogênio líquido.
Os equipamentos do tipo hidrogênio-elétricos usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, a qual é utilizada para acionar motores elétricos para girar as hélices da aeronave. A única emissão é o vapor de água de baixa temperatura, e estudos indicam uma redução de até 90% no impacto climático em comparação com os voos comuns movidos a querosene de aviação.
Como primeiro marco, as empresas realizarão uma demonstração inicial de voo de um ponto A a um ponto B entre dois aeroportos em 2026. Além de identificar o par de aeroportos ideal, os fluxos de trabalho imediatos estarão empenhados em obter licenças regulatórias para voar, garantir o fornecimento de combustível de hidrogênio líquido e implementar a infraestrutura de apoio para o abastecimento de aeronaves.
“Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos realizando pesquisas sobre voos movidos a eletricidade, hidrogênio e híbridos, e explorando maneiras de acelerar esses avanços”, disse o diretor administrativo da KLM Cityhopper, Maarten Koopmans.
A ZeroAvia já testou um protótipo de seu primeiro motor ZA600 a bordo de um Dornier 228, no Reino Unido. A empresa também realizou testes avançados em solo para as principais tecnologias do sistema ZA2000, incluindo tanques criogênicos ou LH2 e sistemas propulsores elétricos e de célula de combustível PEM de alta temperatura. O modelo será compatível com aeronaves turboélice regionais de até oitenta assentos, como o ATR-72.