A Bye Aerospace lançou um projeto para um bimotor que irá competir no segmento de oito lugares
Por Martin Romero Publicado em 27/04/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h41
eFlyer 800 deverá ter capacidade similar ao bem-sucedido King Air
Em resposta à crescente demanda por aeronaves regionais e de propulsão elétrica, o fabricante Bye Aerospace anunciou a criação de uma bimotor que competirá no segmento de oito lugares. Denominado eFlyer 800, o projeto prevê que a aeronave seja impulsionada por por dois motores elétricos, com desempenho próximo ao de turbo-hélices.
A Bye Aerospace tem sede na cidade de Denver, no estado norte-americano do Colorado, e tem se destacado por seus projetos de aviões elétricos de alto rendimento.
Dados divulgados pela empresa mostram que o eFlyer terá um teto operacional máximo de 35.000 pés, alcance de 500 nm (920 km), com velocidade de cruzeiro máxima de 320 nós (590 km/h), mais 45 minutos IFR.
Os dois motores elétricos serão montados nas asas, sendo alimentado por energias fornecidas por um conjunto de baterias. O modelo contará com células solares de energia suplementar e capacidade de taxiar com sistema elétrico.
A aeroanve também contará com recursos adicionais de segurança, incluindo sistema automático de pouso de emergência, proteção do envelope de voo através de algoritmo avançado.
"O eFlyer 800 é a primeira aeronave com tecnologia de propulsão totalmente elétrica a atingir desempenho e segurança dos turbo-hélices sem [emissão] de CO₂, com custos operacionais extremamente baixos", disse George E. Bye, CEO da Bye Aerospace. "Este tipo de economia e desempenho é possível graças ao sistema de acionamento elétrico e à tecnologia de célula de bateria que resulta em densidades de energia significativamente maiores."
A Bye Aerospace e a Safran estão avaliando atualmente o trem de pouso elétrico mais eficiente para o eFlyer 800 (motores elétricos duplos ENGINeUS e sistema de distribuição elétrica e proteção de rede GENeUSGRID), permitindo que no solo o avião possa se locomover sem o uso dos motores principais.
"As linhas de produtos da Safran com motores ENGINeUS, variando de 50kW a 500kW / 1MW e sistemas GENeUSGRID, se encaixam perfeitamente com o portfólio de aeronaves elétricas da Bye Aerospace", disse Hervé Blanc, vice-presidente executivo e gerente geral de energia da Safran Electrical & Energy.
A Bye Aerospace está em processo de obtenção da certificação norte-americana Part-23, da FAA (agência dos EStados Unidos para aviação civil) para o eFlyer2, que será destinado ao treinamento de pilotos profissionais e o eFlyer4 para quatro passageiros, que será usado como transporte de passageiros, carga e treinamento.