O KC-390 transportou o Blindado Guarani, do Exército, em uma rodada de testes
Por André Magalhães Publicado em 26/10/2022, às 08h40
O KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou pela primeira vez o blindado sobre rodas Guarani, do Exército Brasileiro. Imagens do Exército divulgadas na terça-feira (25) mostram o carregamento do blindado na aeronave, bem como a decolagem.
A operação foi coodernada entre a FAB, a Embraer e o Centro de Instrução de Blindados do Exército (CI Bld). Esta ação deu continuidade aos processos de certificação exigidos para a aeronave militar desenvolvida pela Embraer.
Pela 1º vez, o Blindado Guarani embarcou no KC-390 da @fab_oficial. Em conjunto com o Instituto de Pesquisas da FAB e Embraer, o Centro de Instrução de Blindados realizou uma das etapas da avaliação operacional da aeronave. Aço!#BraçoForte #MãoAmiga pic.twitter.com/6EibN6ZKww
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) October 25, 2022
Nas imagens, também aparecem os blindados sobre lagarta M113, mas não se sabe se estes também foram embarcados no KC-390.
Uma das funções do cargueiro militar é justamente o transporte diversos veículos. Os blindados estão inclusos na lista, incluindo o sistema lançador de foguetes Astros II.
No entanto, este não é o primeiro transporte deste tipo no avião. Em junho, na República Tcheca, uma aeronave transportou o um blindado Pandur II.
Atualmente, o avião brasileiro tem vendas para Portugal (cinco unidades), Hungria (duas unidades) e Holanda (cinco aviões). Um ponto de relevância nestes acordos é que ambas as nações, assim como a República Tcheca, fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).