Réplica do 14-Bis fará parte da exposição comemorativa aos 150 anos de Santos Dumont em Brasília
Por André Magalhães Publicado em 26/06/2023, às 12h20
Um KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, transportou para Brasília, uma réplica do 14-Bis, o primeiro aeroplano "mais pesado que o ar" criado por Santos Dumont, em 1906, na França.
A réplica do 14-Bis partiu do Museu Aeroespacial (Musal), tendo sido construída em 1973, pelo Parte de Material Aeronáutico, ambos sediados na histórica base aérea do Campo dos Afonsos, no estado do Rio de Janeiro.
#150AnosSantosDumont
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) June 20, 2023
A réplica do 14-Bis, construída pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, em 1973, pertence ao Museu Aeroespacial, localizado no Rio de Janeiro/RJ.
A aeronave original tinha superfícies de seda japonesa, armações de bambu e conexões de alumínio. Os… pic.twitter.com/V7pkFzBx7l
A réplica ficará exposta em Brasília durante uma exposição comemorativa ao aniversário de 150 anos de Santos Dumont. A mostra será realizada entre os dias 28 de junho e 30 de julho, no Salão Negro do Congresso Nacional. Também serão expostos itens exclusivos que pertenceram ao "Pai da Aviação", além de maquetes de aeronaves e outras réplicas.
No dia 20 de julho é comemorado o aniversário de Alberto Santos Dumont e diversas comemorações e eventos oficiais acontecerão no Brasil nos próximos meses. A FAB também lançou um site especial com histórias e curiosidades da vida e criações de Santos Dumont, acesse aqui.
O histórico voo do 14-Bis aconteceu em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, nos arredores de Paris. Contudo, antes mesmo do 14-Bis, o brasileiro já era conhecido por seus históricos projetos bem-sucedidos e voos de balões na capital francesa.
Outro projeto de aeroplano "mais pesado que o ar" é o Demoiselle, considerado um dos primeiros aviões viáveis da história e um sucesso comercial.