O KC-390 deverá ocupar o lugar do C-130 Hercules nas missões rumo à Antártica
Por André Magalhães Publicado em 01/07/2022, às 17h25
Pela primeira vez o KC-390 Millennium está participando de um missão operacional na Antártica, prestando suporte a estação Comandante Ferraz.
Todavia, o avião ainda não pousou no continente gelado, realizando inicialmente o lançamento de carga, sobrevoando a estação antártica brasileira.
Um KC-390 Millennium da #FAB decolou em 28/06 do Rio de Janeiro/RJ com destino a Pelotas/RS. A etapa marcou o início de sua primeira missão operacional de lançamento de carga para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz, da @marmilbr.#FAB #PROANTAR #EsquadrãoGordo pic.twitter.com/xEFoSAGTq7
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) June 30, 2022
No último dia 28, a aeronave do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro, decolou rumo a Pelotas, Rio Grande do Sul, voando em seguida para Punta Arenas, no sul do Chile.
Após partir de Punta Arenas o KC-390 realizou um voo sobre o estreito de Drake, região entre a América do Sul e a Antártica.
O KC-390 levou suprimentos e para a base operada pela Marinha do Brasil e que oferece um importante centro de pesquisas para a comunidade científica brasileira.
A expectativa é que o cargueiro brasileiro ocupe todas as funções hoje realizadas pelo C-130 Hercules, incluindo em breve os voos que pousam na base antártica chilena, levando equipamentos e pessoal.
Atualmente, a FAB emprega cinco unidades do C-390 que são dividios entre dois esquadrões, o Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, e Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis, Goiás. Ao todo, a força aérea deverá operar entre 15 e 22 aeronaves.