KC-390 transportou um blindado tcheco e foi visitado por autoridades militares da República Tcheca
Por André Magalhães Publicado em 08/06/2022, às 08h25
Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma demonstração para autoridades na República Tcheca na última segunda-feira (6). A aeronave de produção da Embraer transportou um blindado Pandur II, de fabricação austríaca.
Ministryně @jana_cernochova se dnes zúčastnila na letišti v Pardubicích pozemní a letové ukázky brazilského letounu EMBRAER KC-390 a zkoušky naložení a přepravy Panduru II. Jednalo se o nezávaznou ukázku schopností letounu.
— Ministerstvo obrany (@ObranaTweetuje) June 6, 2022
👉https://t.co/BUh0aQcqd5 pic.twitter.com/WDUSfRtPqZ
Além da demostração em voo, o KC-390 foi visitado pela ministra da defesa, Jana Černochová, e por militares do setor aeronáutico do país europeu. A ida da aeronave à República Tcheca não significa que alguma venda esteja certa, mas tal ação pode provocar um interesse ainda maior do goveno tcheco.
Atualmente, o KC-390 tem vendas para Portugal (cinco unidades) e Hungria (duas unidades). Um ponto de relevância nestes acordos é que ambas as nações, assim como a República Tcheca, fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A aeronave brasileira pode cumprir diversas missões e tem como destaque o baixo custo operacional frente a outros modelos do mercado. Entre as funções exercidas, estão o transporte de veículos e soldados, busca e salvamento, missões humanitárias, combate a incêndio, reabastecimento em voo, entre outras.