Esta foi a primeira operação do KC-390 na Antártica em apoio a estação brasileira Comandante Ferraz
Por André Magalhães Publicado em 05/07/2022, às 09h30
A FAB concluiu com êxito a primeira missão Antártica com o KC-390 Millennium, que lançou cerca de 2.000 kg de suprimentos para os pesquisadores, cientistas e militares na estação brasileira Comandante Ferraz.
Um dos desafios nos lançamentos de carga na Antártica no inverno é o clima severo, com ventos que atingem os 100 km/h, além das baixas temperaturas.
#FABnaAntártica
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) July 2, 2022
Confira, no terceiro vídeo da missão do KC-390 Millennium no continente gelado, como foi o lançamento de carga para ressuprir a Estação Antártica Comandante Ferraz.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/CsY7Gj8SkE
"Na região, os ventos giram em torno de 100 km/h, isso é um desafio tanto para a tripulação quanto para o aparelho de pontaria, que precisa posicionar a aeronave na condição de lançamento, sem margem de erro, permitindo, assim, que o sistema faça o calculo correto, prevendo o lançamento da carga na zona estabelecida pela Marinha do Brasil", disse Flávio Diniz Pereira, major e comandante da missão.
O início da operação ocorrou no dia 30 de junho, quando o avião do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) - Esquadrão Gordo, decolou do Rio de Janeiro e seguiu para Pelotas, no Rio Grande do Sul.
O último destino antes do lançamento foi em Punta Arenas, no sul do Chile, onde a aeronave realizou uma escala técnica para cruzar o estreito de Drake, região entre a América do Sul e a Antártica.
Já sobre a zona de lançamento, na Estação Antártica, foi aberta a porta traseira do KC-390 e a uma altitude de 200 metros e com velocidade de 270 km/h foram liberados os suprimentos em palets, que chegaram ao solo presos a grandes paraquedas.
O início da operação da nova aeronave na missão especial coloca fim a tradição de 39 anos do uso do icônico C-130 Hercules nos voos até a Antártica.