KC-390 e Super Tucano são destaques da Embraer na LAAD

Embraer e suas empresas parceiras, como Atech e Visiona, marcarão presença na maior feira de defesa da América Latina

Por Gabriel Benevides Publicado em 25/03/2025, às 15h55

Embraer apresenta suas aeronaves de defesa, como o KC-390 e o A-29 Super Tucano, na LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro - Embraer/Divulgação

A Embraer estará presente na LAAD Defence & Security 2025, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro. Este evento, em sua 15ª edição, reunirá empresas e representantes do setor de defesa de diversas partes do mundo.

Além dos aviões, outras empresas do ecossistema de defesa da Embraer também estarão presentes na LAAD 2025. A Atech, especializada em soluções tecnológicas para defesa e controle de tráfego aéreo; a Visiona Tecnologia Espacial, voltada para o desenvolvimento de sistemas espaciais; e o Consórcio Águas Azuis, que participa da construção de navios para a Marinha do Brasil, estarão no evento.

A Embraer destacará suas aeronaves de destaque, como o KC-390 Millennium, que foi adotado por diversas forças aéreas ao redor do mundo. Desde sua introdução na Força Aérea Brasileira em 2019, e em outras forças aéreas, como a Força Aérea Portuguesa em 2023 e a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 tem apresentado alto desempenho e confiabilidade. A frota atual da aeronave tem uma taxa de conclusão de missão superior a 99%, evidenciando sua eficiência como uma solução de transporte tático multimissão.

Atualmente, o KC-390 é operado por dez forças aéreas em todo o mundo, incluindo países membros da OTAN. Entre os novos compradores estão Suécia e Eslováquia, que selecionaram o KC-390 como seu novo avião de transporte tático, além de outros países como Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria e República Tcheca.

Outro destaque da Embraer no setor de aviação militar é o A-29 Super Tucano. Com mais de 290 unidades vendidas e 580 mil horas de operação, incluindo 60 mil horas em operações de combate, o Super Tucano é utilizado em missões de apoio aéreo tático, patrulha, interdição, operações especiais e treinamento de pilotos. Recentemente, o Super Tucano foi adquirido pela Força Aérea Portuguesa, além de outras vendas para as forças aéreas do Uruguai e do Paraguai.

"Estamos honrados em participar da LAAD 2025 para promover nosso portfólio de última geração e soluções abrangentes para os segmentos aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético. Além disso, a feira é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros em todo o mundo", afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Embraer Aviação Militar KC-390 Defesa Marinha do Brasil Força Aérea Portuguesa Atech Força Aérea Brasileira A-29 Super Tucano Força Aérea Húngara Visiona Consórcio Águas Azuis LAAD Defence & Security 2025

Leia também

Tecnologia de visão noturna amplia capacidades do KC-390 da FAB
Embraer celebra os 10 anos do 1° voo com o KC-390 Millennium