KC-390 da FAB decola para resgatar brasileiros e refugiados da guerra na Ucrânia

Avião da força aérea ainda está transportando 11,5 toneladas de suprimentos humanitários

Por Andre Magalhães, de Brasília Publicado em 07/03/2022, às 16h20

Missão para a Polônia é a terceira viagem humanitária do KC-390 em um intervalo de dois anos - AERO Magazine/André Magalhães

Decolou de Brasília rumo à Polônia um KC-390 da Força Aérea Brasileira, que vai buscar brasileiros e refugiados da guerra na Ucrânia. O avião (FAB 2855) ainda está transportando 11,5 toneladas de suprimentos humanitários.

A viagem foi programada pelo Itamaraty em coordenação com o Ministério da Defesa, visando atender o mais rápido possível as necessidades de brasileiros em situação crítica no exterior. Com os ataques russos a todo o território ucraniano, centenas de brasileiros deixaram o país.

O avião está aproveitando sua capacidade para levar até a Polônia uma carga de ajuda aos refugiados, incluindo 50 purificadores de água, de tecnologia nacional; 9 toneladas de alimentos desidratados usados geralmente em situações de conflito e altamente nutritivos; meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

KC-390 é o maior e mais novo avião de transporte em serviço na FAB

A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; da Defesa, general Braga Netto; da Saúde, Marcelo Queironga; e das Relações Exteriores, o interino Fernando Magalhães.

O avião deverá chegar a Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9), após realizar paradas técnicas no Recife, Cabo Verde e Lisboa.

Alimentos e purificadores de água estão entre os itens enviados para a Polônia

 

Ao todo, 70 pessoas deverão ser evacuadas, sendo 40 brasileiros, 20 ucranianos e um polonês. Inclusive será permitido trazer animais de estimação.

A FAB deixou mais uma aeronave pronta para responder a uma segunda missão de repatriamento dos brasileiros restantes.

Com a viagem, o KC-390 realiza sua terceira missão humanitária no exterior, após atender um voo especial para o Líbano, devido a explosão do porto, e o Haiti, quando um terremoto destruiu parte do país.

aeronave notícias de aviação avião aviação jatinho Compartilhamento Hawker 400 Solojet bizjet

Leia também

Ucrânia afirma que abateu dois caças russos Su-35
Com invasão russa, espaço aéreo da Ucrânia é fechado