KC-390 carrega blindados do Exército

A FAB realiza teste de capacidade e o KC-390 carrega dois blindados VBMT-LSR do Exército Brasileiro

Por André Magalhães Publicado em 02/12/2022, às 09h50

KC-390 já havia transportado outros blindados, dentro e fora do Brasil - FAB

Um KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um teste de carregamento com duas viaturas blindada do Exército Brasileiro. O ensaio conduzido no dia 30 de novembro, ocorreu na base aérea de Galeão, no Rio de Janeiro.

As viaturas blindadas multitarefa sobre rodas ou VBMT-LSR, foram embarcadas em um KC-390, permitindo demostrar e avaliar a capacidade estratégica do avião no transporte de cargas pesadas.

Ontem (30/11), foi realizado, na Base Aérea do Galeão, teste de carregamento das Viaturas Blindadas Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4x4, do @exercitooficial, na aeronave KC-390 Millennium.#FAB 🤝 #EB #JuntosSomosMaisFortes #Interoperabilidade pic.twitter.com/guSsRfmh6Z

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) December 1, 2022

Não é a primeira vez que um KC-390 tem a bordo um veículo de combate. Em outubro um blindado sobre rodas Guarani foi transportado em outro teste. A FAB tem ampliado os testes com veículos do Exército, visando criar uma doutrina de transporte adequada para as missões.

No quesito cargas pesadas, o KC-390 ainda pode transportar o sistema lançador de foguetes Astros II, além de diversos outros veículos militares.

No exterior o avião já havia transportado as viaturas de transporte blindadas Pandur II, de 22.000 quilos, durante uma vista a República Tcheca,

Exército Galeão KC-390 Exército Brasileiro Blindados Guarani Pandur II VBMT-LSR

Leia também

Embraer KC-390 faz primeiro reabastecimento em voo
KC-390 da FAB encerra participação em eventos na Inglaterra