KC-30 da FAB tem novas imagens reveladas

A entrega do KC-30 da FAB ocorrerá nos Estados Unidos e novas imagens mostram detalhes do avião

Por André Magalhães Publicado em 14/07/2022, às 18h30

Muitas forças aéreas nomundoutilizam a versão especial MRTT - FAB

O novo KC-30 da FAB teve novas imagens reveladas, que mostram alguns detalhes da aeronave no hangar onde recebeu a pintura padrõa cinza, na Irlanda.

No dia 13 de julho, foi revelada a primeira imagem do KC-30 (nome oficial da aeronave na FAB). A foto que mostra o avião inteiro foi compartilhada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Junior.

O avião será formalmente entregue nos Estados Unidos, apenas por formalidades de contrato. "Serão feitas uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos contratuais", disse Samuel de Souza Ciqueira, tenente-coronel e um dos gestores do Projeto KC-X3.

Por ora, os A330 da FAB não contam com capacidade de reabastecimento em voo

 

Após esta etapa, a aeronave irá decolar para o Brasil, com previsão de pousar no Rio de Janeiro no dia 26 de julho. O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na base aérea do Galão, na capital fluminense.

Ao mesmo tempo em que o avião está nos EUA, os pilotos do Esquadão do Corsário estão em treinamento na Universidade da Azul, em Campinas, no interior de São Paulo, realizando todo o curso de formação necessário, incluindo seções de simulador.

O primeiro KC-30 da FAB voava anteriormente pela Azul Linhas Aéreas com registro PR-AIS

 

A Azul Linhas Aéreas venceu a licitação da FAB para fornecer dois Airbus A330-200, que serão convertidos para o padrão MRTT, com capacidade multimissão, incluindo reabastecimento aéreo, em um contrato futuro.

O FAB 2901 (matrícula oficial dentro da força), anteriormente registrado como PR-AIS, estava em uso nos voos comerciais da Azul e foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, foi recém-adquirida pela Azul no mercado internacional para atender aos requisitos da FAB, mas antes disto estava sendo operada pela britânica Titan Airways.

Por ora, o serviço na Irlanda incluiu apenas revisão e pintura do A330

 

Modificação dos aviões

O Projeto KC-30-X3 prevê a aquisição de duas aeronaves para as missões de reabastecimento em voo (REVO), transporte aéreo logístico e ajuda humanitária. Pra cumprir tais operações, os dois KC-30 passarão por modificações para o padrão MRTT (Multi Role Tank e Transport, na denominação em inglês).

Atualmente os pilotos da FAB estão realizando o curso de voo do A330 na Azul

 

O contrato para conversão dos A330 para o padrão MRTT ainda não foi assinado e depende de um processo de licitação que será aberto no futuro, com posterior envio dos aviões para a Airbus Military, na Espanha, que será responsável pelos trabalhos de modificação.

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Airbus Azul A330 Aeronáutica Militar Airbus A330 KC-30

Leia também

Novo A330 da FAB está pintado e pronto para ser entregue
A330 MRTT britânico abastece caças Rafale do Qatar