Além das equipes de resgate, seis toneladas de donativos estão sendo levados as vitímas do forte terremoto na Turquia
Por André Magalhães Publicado em 09/02/2023, às 09h45 - Atualizado às 10h05
Um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta quinta-feria (8), do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 40 integrantes de equipes de resgate e cinco cães farejadores em apoio à Turquia, impactada por um forte terremoto no início da semana.
Neste momento, um KC-30 da #FAB está em Guarulhos/SP sendo carregado com 6 ton de donativos para as vítimas do terremoto na Turquia. A aeronave levará também 40 integrantes de equipes de resgate e 05 cães farejadores. @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr @minsaude @mdregional_br pic.twitter.com/fyatNwsQ7T
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) February 9, 2023
O voo tem a previsão de 11 horas e 40 minutos e o destino é a cidade de Adana, ao sul do país. No avião também estão seis toneladas de donativos para as vítimas do terremoto.
A equipe é composta por especialistas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, bem como do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
A Síria, país vizinho, também foi abalada pelo tremor de 7.8 graus na Escala Richter. O número de mortos em ambos os países já ultrapassou os 17 mil.
Países como Estados Unidos, Israel, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, Espanha, Coreia do Sul e Rússia estão na lista de nações que estão atuando na operação humanitária.
A FAB adquiriu dois Airbus A330-200, através de um acordo firmado com a Azul Linhas Aéreas, que foi responsável pela venda das aeronaves usadas.
Embora sejam chamado pela FAB de KC-30, nenhum dos dois aviões tem capacidade de realizar missões de reabastecimento em voo ou transporte logístico no padrão militar. A capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo ocorrerá apenas após um processo de modificação para o padrão MRTT. Este trabalho deverá ser feito na unidade da Airbus, na Espanha, e deverá durar cerca de 18 meses.
A conversão dependerá de uma futura licitação internacional, que ainda não tem prazo para ocorrer. Assim que concluído, o avião, de fato, poderá cumprir missões de reabastecimento em voo, o que é caracterizado pela letra "K", bem como é previsto que poderá até mesmo realizar voos como UTI Aérea, bem como transporte VIP para autoridades em voos de longa duração.