A partir de 2026, usuários da Uber poderão reservar voos da Blade no app em cidades como Nova York
Por Marcel Cardoso Publicado em 10/09/2025, às 09h19
A Joby Aviation e a Uber anunciaram que os serviços de mobilidade aérea da Blade — incluindo voos de helicóptero e avião — serão integrados ao aplicativo da Uber a partir de 2026. A iniciativa sucede a aquisição, em agosto de 2025, da divisão de passageiros da Blade pela Joby, especializada em táxis aéreos elétricos (eVTOL).
Atualmente, a Blade opera rotas no mercado metropolitano de Nova York e no sul da Europa, conectando pontos como Manhattan, Hamptons, JFK e Newark, com tarifas a partir de US$ 195 por assento. A operação é baseada em uma rede de pontos de pouso com lounges dedicados para passageiros.
A parceria entre Joby e Uber vem de longa data e foi fortalecida em 2021, quando a Joby adquiriu a divisão Uber Elevate, dedicada ao desenvolvimento de ferramentas de análise de mercado, simulação de demanda e integração multimodal.
A Uber Elevate foi a empresa pioneira nos estudos de viabilidade para o conceito hoje conhecido como eVTOL.
“Estamos animados em apresentar aos clientes da Uber a experiência de uma viagem aérea urbana integrada”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby. “A integração da Blade ao aplicativo da Uber é um passo natural em nossa parceria global e prepara o terreno para a introdução de nossas aeronaves elétricas nos próximos anos.”
Andrew Macdonald, presidente e COO da Uber, acrescentou: “Desde os primeiros dias da Uber, acreditamos no potencial da mobilidade aérea avançada para oferecer transporte seguro, silencioso e sustentável.”
Com a incorporação da experiência operacional da Blade, a Joby pretende acelerar a oferta de voos em eVTOL em centros urbanos estratégicos como Dubai, Nova York, Los Angeles, Reino Unido e Japão.
A aeronave da Joby é projetada para transportar quatro passageiros e um piloto, alcançando até 322 km/h, com impacto acústico declarado de até cem vezes menor que o de helicópteros convencionais.