JetSmart iniciará operações na Colômbia no fim de 2023

Autoridades colombianas dão início a certificação da JetSmart, que planeja iniciar suas operações no último trimestre de 2023

Por Wesley Lichmann Publicado em 20/04/2023, às 16h01

Airbus A320neo da JetSmart no aeroporto de Guarulhos, rota para Santiago foi inaugurada em abril - Divulgação

A JetSmart deu início ao processo oficial de certificação para operar voos comerciais de passageiros na Colômbia. Seguindo os regulamentos, normas e leis colombianas, a companhia aérea de ultrabaixo custo pretende iniciar suas operações no país no último trimestre de 2023.

Toda a documentação e procedimentos da JetSmart será analisada pela Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, que autorizou a instauração do processo de certificação da empresa no último mês de março. 

Após a certificação, a JetSmart poderá utilizar os direitos de pousos e decolagens , conhecidos como slots, do aeroporto El Dorado, em Bogotá, e operar cerca de uma centena de rotas na Colômbia. Além da capital, a companhia pretende oferecer voos para Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medellín, Cúcuta, Monteria, Pereira, Pasto, San Ándres e Santa Marta.

A transportadora que pretende operar com uma frota inicial de doze Airbus A320, já começou a recrutar funcionários para sua filial no país.

Tão logo receba sua certificação, a companhia promoverá visitas técnicas de inspeção nos aeroportos que receberão suas operações, assegurando as condições necessárias de segurança e técnicas.

Terceiro maior mercado da América Latina, o projeto de entrada da JetSmart no mercado colombiano foi apresentado em novembro do ano passado, e acontece após a insolvência da Viva Air e da crise financeira enfrentada pela Ultra Air. 

Atualmente, a empresa com sede em Santiago do Chile possui filiais na Argentina e Peru, e opera 76 rotas na América do Sul, além de 16 rotas internacionais, que conectam sete países, incluindo também o Brasil, Colômbia, Uruguai e Paraguai.

No Brasil, a JetSmart oferece voos diretos para a capital chilena. Os voos saem dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, no Paraná. Ambos os voos são operados com aeronaves A320, com capacidade para até 186 passageiros.

Executivos da JetSmart tem declarado publicamente, que a empresa não descarta abrir uma unidade para operar voos domésticos no Brasil.

 

 

 

Argentina Brasil Airbus Voos Chile Peru América Latina A320 Operação Certificação JetSmart América do Sul Mercado Colômbia Airbus A320 rotas Aerovicil

Leia também

JetSmart começou a voar de Santiago para São Paulo
JetSmart solicita novas rotas no Brasil