jetBlue será expulsa de aeroporto da Europa

Autoridades não irão conceder slots no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa à jetBlue na temporada de verão

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/11/2023, às 06h30

Companhia aérea fez uma queixa formal ao Departamento de Transportes dos EUA - Divulgação

A jetBlue perdeu os slots reservados para a próxima temporada do verão europeu no aeroporto internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã. 

A informação foi confirmada por autoridades aeroportuárias e trata-se de uma medida para reduzir as emissões de poluentes, resultado de determinação governamental. Atualmente, a companhia aérea voa diariamente de Boston (BOS) e Nova York (JFK) para a capital holandesa. 

Na última semana, a jetBlue fez uma queixa formal ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT) contra as restrições impostas em Schiphol, alegando que a medida viola o acordo bilateral firmado entre o país e a União Europeia. Ela pede também que a KLM, principal companhia aérea que opera ali, seja banida do aeroporto JFK.

"A Holanda continua a violar os regulamentos da UE e o acordo de Céus Abertos EUA-UE ao exigir ilegalmente reduções de capacidade no aeroporto de Schiphol", disse a aérea, em nota.

Pelo menos outras vinte companhias também perderão seus slots no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa na alta temporada.

Aeroporto EUA KLM Emissões Slots Governo Holanda JetBlue Verão Temporada Amsterdã poluição Schiphol transportes departamento

Leia também

Justiça dos EUA determinará futuro da fusão entre jetBlue e Spirit Airlines
Jetblue adiciona dois novos destinos na Europa