Dassault Falcon 6X está no Canadá para validar sua capacidade de operar mesmo com temperaturas abaixo de -40˚C
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 27/12/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h13
Falcon 6X ainda deverá realizar nos próximos dias mais testes em clima severo | Foto: Divulgação
A Dassault conduziu uma série de testes em clima extremamente frio com o Falcon 6X, que está em fase avançada da campanha de certificação. A aeronave realizou dois ensaios com temperaturas negativas, onde foram conduzidos procedimentos para garantir o correto funcionamento de todos os sistemas mesmo em ambiente extremo.
Os testes foram realizados em Iqaluit, no norte do Canadá, envolvendo a terceira aeronave de testes da Dassault. O avião viajou do centro de testes do fabricante francês em Istres, perto de Marselha, para o Canadá.
A sequência de teste incluiu um procedimento de aquecimento da aeronave, inicialização dos sistemas básicos, sequências de partida do APU e dos motores, avaliação do desempenho do sistema de circulação de ar e verificações dos sistemas de fluidos hidráulicos. Os ensaios foram realizados após a aeronave permanecer durante uma noite toda exposta aos ventos frios e elevada úmida, dentro dos parâmetros reais de operação.
A aeronave ainda realizou voos locais para simular operações completas em condições de baixa temperatura. Segundo a Dassault todos os sistemas do Falcon 6X apresentaram o desempenho esperado durante os testes. A expectativa é agora realizar a segunda fase dos testes, que envolvem avaliações com temperaturas abaixo dos -40˚C, permitindo avaliar a capacidade do avião em operar em qualquer ambiente.
A complexidade do ensaio exigiu a participação de doze técnicos da Dassault, além dos dois pilotos de provas, que foram responsáveis por toda a condução dos testes.
A expectativa é que o novo Falcon 6X seja certificado na Europa e Estados Unidos em meados de 2022, com as entregas aos primeiros clientes ocorrendo em seguida.