JAL reporta lucro e retoma voos cargueiros

Japan Airlines anunciou primeiro lucro desde 2020 e retomará operações com aeronaves cargueiras após 13 anos

Por Wesley Lichmann Publicado em 03/05/2023, às 11h35

A350 da JAL operam em voos de alta densidade no mercado doméstico - Airbus

A Japan Airlines (JAL) anunciou anteontem (2), lucro líquido de 34,4 bilhões de ienes ou US$ 250 milhões no ano fiscal encerrado em março de 2023. As receitas mais que drobraram na comparação anual e totalizaram cerca de 1,4 trilhão de ienes.

Os custos operacionais da JAL aumentaram 43%, para 1,3 trilhão de ienes, liderados pela forte alta dos preços do combustível.

A segunda maior companhia aérea japonesa reportou o primeiro resultado positivo desde março de 2020, pouco antes da crise sanitária global. Os ganhos foram impulsionados pela recuperação crescente da demanda em voos domésticos e internacionais e pelo esforços abrangentes de corte de custos e maximização das vendas no domínio dos negócios de carga.

A capacidade doméstica e internacional correspondem respectivamente a 83% e 71% dos níveis registrados em 2019, ano pré-crise sanitária.

Para o próximo ano fiscal com término em março de 2024, a JAL projeta lucro antes de impostos e armotização (EBIT) de 100 bilhões de ienes e lucro líquido de 55 bilhões de ienes, enquanto a receita deve registrar crescimento de 20,5%, para 1,5 trilhão de ienes. 

Aeronaves cargueiras

Com planos de crescer ainda mais no negócio de carga e correio, a JAl decidiu introduzir três aeronaves Boeing 767-300ER dedicadas a sua divisão cargueira. A decisão de operar com seus próprios jatos cargueiros ocorre após um hiato de 13 anos.

Os voos com o 767 começarão de forma gradual a partir do final do ano fiscal de 2023. Com a introdução da unidade, um novo modelo de negócios será estabelecido para garantir uma demanda estável e crescente.

Para atender a demanda do comércio eletrônico, entrega de encomendas e outras cargas de alto crescimento, a JAL pretende firmar parcerias com empresas de logísticas em rotas com fluxo estável.

Os Boeing 767-300ER tem capacidade para até 32 toneladas distribuídos em 24 pallets em seu compartimento principal e 16 toneladas compartimento inferior com espaço para três pallets e nove containers específicos para o bimotor.

 

 

 

 

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