A retomada dos voos reflete a melhoria da segurança na Líbia após o cessar-fogo de 2020
Por Gabriel Benevides Publicado em 14/01/2025, às 16h36
No último domingo (12), a ITA Airways retomou as operações diretas entre Roma, na Itália, e Trípoli, capital da Líbia, após um hiato de 10 anos, quando a companhia ainda operava como Alitalia.
Segundo a companhia, serão duas frequências semanais, ocorrendo nas quintas-feiras e domingos. Os voos partem do Aeroporto de Roma Fiumicino às 9h15, chegando ao Aeroporto Mitiga de Trípoli às 12h10; o retorno ocorre às 13h05, com chegada a Roma às 14h10. Todas as operações são em horários locais.
Com isso, a ITA Airways é a primeira companhia aérea da Europa a retomar operações para a Líbia após uma década. O país no norte da África enfrentou, nos últimos anos, uma série de problemas políticos, sociais e econômicos, especialmente após a queda do regime de Muammar Gaddafi, em 2011, quando o país foi marcado por conflitos civis e instabilidade política.
A retomada dos voos ocorre em um contexto de melhoria das condições de segurança na Líbia desde um acordo de cessar-fogo de 2020 intermediado pela ONU, apesar de persistirem desafios políticos.