Governo da Itália vai negociar a ITA Airways exclusivamente com um consórcio com a Air France-KLM e a Delta
Marcel Cardoso Publicado em 31/08/2022, às 12h36
A ITA Airways, companhia aérea que desde outubro de 2021 está substituindo a Alitalia, está mais próxima de ganhar um novo dono.
O Ministério da Economia e Finanças da Itália decidiu negociar exclusivamente com o consórcio formado pelo fundo de investimentos norte-americano Certares, pela Delta Air Lines e pela Air France-KLM, deixando o consórcio formado pela MSC e pela Lufthansa de fora, apesar de ter oferecido a melhor proposta financeira pela companhia aérea.
Segundo a imprensa local, o diferencial que favoreceu o grupo francês estaria na participação menor que este pretende ter na ITA, ao contrário dos alemães, que queriam a detenção de 80% das ações. O governo quer a maior participação possível.
Caso o negócio seja realmente concluído, a Certares ficaria com 40,1%, a Air France-KLM com 9,9% e a Delta com 5%. Além disso, o estado italiano manteria dois de seus membros no conselho de administração, com amplos poderes de veto sobre as decisões da empresa, além de nomear o presidente.
A ITA Airways opera um voo diário entre Roma (FCO) e São Paulo (GRU), alternando entre os Airbus A330-200 e o A350-900XWB.