Crescimento do setor cargueiro impulsiona a conversão de aviões em todo o mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 15/02/2022, às 15h00
A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu a conversão do centésimo Boeing 767-300 para o padrão cargueiro. O avião foi modificado pela empresa em sua unidade de conversões de Tel Aviv, em Israel.
A histórica marca foi alcançada apenas quinze anos após o primeiro avião ter sido modificado pela M&B Conversions, uma joint venture entre a IAI e a Mitsui, em Israel. O STC (Certificado de Tipo Suplementar) foi emitido em 2009, dando inicio ao bem-sucedido processo de conversão do 767-300 e sua ampla aceitação no mercado cargueiro.
“A conclusão e entrega da 100ª aeronave 767-300 convertida é um marco incrível para a IAI”, destacou Boaz Levy, IAI Presidente e CEO. “Gostaria de agradecer aos nossos parceiros da M&B Conversions, uma joint venture da IAI e da Mitsui, por desempenharem um papel importante no desenvolvimento e comercialização dos cargueiros convertidos B767-300”.
O sucesso levou a IAI a inaugurar, em 2017, uma nova instalação de conversão no México, aumentando as operações para atender à demanda global pelas conversões do 767-300.
Com a expansão do mercado cargueiro, especialmente pelo crescimento do comércio eletrônico, o 767-300 se tornou uma solução competitiva e econômica para compor frotas de empresas especializadas em logística aérea. Tanto o modelo novo de fábrica, um dos maiores sucessos da Boeing no segmento cargueiro, como modelos convertidos, se tornou padrão em grande parte das empresas aéreas cargueiras do mundo.
A Boeing seguindo a tendência de modelos convertidos anunciou a expansão da sua linha de conversão do 767 na China, que será realizada em parceria com a ST Enginneering.
A IAI atua no segmento de conversão de aviões de passageiros em cargueiro há mais de quarenta anos. Além do 767-300, a empresa opera ao redor do mundo várias instalações próprias ou através de parcerias. No ano passado, a IAI anunciou que abrirá novos centros de conversão de carga para o Boeing 777-300 na Etiópia, Itália, Emirados Árabes Unidos, Coréia do Sul e China, em parceria com empresas locais.
No início dos anos 2000 a empresa fechou uma parceria com a extinta Varig Engenharia e Manutenção (VEM) para a modificação dos Boeing 767-200, em um processo que era realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.