País asiático ainda assinou um carta de interesse para mais quatro unidades futuras
Por André Magalhães Publicado em 18/11/2021, às 16h30 - Atualizado às 23h11
A força aérea da Indonésia será a primeira da região a voar com o A400M | Foto: Airbus
O ministério da Defesa da Indonésia fez um pedido de duas unidades do cargueiro militar da A400M, nas configurações de aviões-tanque e de carga. O contrato firmado com a Airbus entrará em vigor em 2022, e quando efetivado, vai elevar para dez o número de nações que operam o A400M.
O país asiático ainda assinou uma Carta de Intenções (MoU, na sigla em inglês) para uma aquisição futura de quatro unidades do A400M.
"Este novo pedido expandirá ainda mais a pegada do A400M na região da Ásia-Pacífico. O A400M oferece recursos para entregar cargas grandes e pesadas em áreas remotas e multiplicar a projeção [da Indonésia] de poder aéreo graças às capacidades de reabastecimento aéreo”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
Versão não tripulada de avançado caça russo é divulgada em vídeo
O A400M aumentará as capacidades da Força Aérea Indonésia, oferecendo maior capacidade de transporte e alcance, fundamentais para missões de paraquedismo e transporte pesado. "Também estamos considerando a aquisição adicional do A400M no curto prazo, com desenvolvimentos futuros do A400M, como combate a incêndios, uma capacidade importante que estamos explorando em conjunto com a Airbus”, disse Prabowo Subianto, ministro da Defesa da Indonésia.
Atualmente o A400M opera especialmente com forças aéreas europeias, que fazem parte do consórcio que deu origem ao cargueiro multimissão.