Brasil registra queda expressiva em incidentes com voos comerciais

Número de incidentes com voos no Brasil cai 57% no 1º semestre de 2025 e revela melhora na segurança aérea

Por Marcel Cardoso Publicado em 16/07/2025, às 09h50

A maioria dos casos no Brasil envolveu colisão com aves - Luís Neves

O número de incidentes envolvendo voos comerciais no Brasil caiu 57% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e julho deste ano, foram registradas seis ocorrências com aeronaves das três principais companhias aéreas do país, contra quatorze no ano anterior.

O dado faz parte de um levantamento exclusivo da AERO Magazine, com base em registros do AvHerald, plataforma especializada em monitoramento de segurança aérea.

A Azul Linhas Aéreas contabilizou apenas um incidente: uma falha no motor de um ATR 72-600 em 16 de fevereiro, logo após a decolagem em São José do Rio Preto (SP). A Gol Linhas Aéreas registrou dois eventos no mesmo mês, nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília. Já a Latam Airlines teve três registros, em Fortaleza, Rio de Janeiro e Chapecó (SC).

A maioria dos incidentes foi causada por colisões com aves. O caso mais grave ocorreu no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro, quando um Boeing 737 MAX 8 interrompeu a decolagem após colidir com uma viatura de serviços terceirizados. Não houve feridos.

Embora os dados indiquem uma melhora no índice de segurança, o próprio setor reforça a necessidade de manutenção de protocolos rigorosos, modernização contínua da frota e aperfeiçoamento das práticas operacionais.

Gol Linhas Aéreas segurança de voo Latam Airlines azul linhas aéreas AERO Magazine Voos comerciais colisão com aves incidentes aéreos Brasil AvHerald aviação comercial 2025

Leia também

IATA define novas prioridades para serviços em solo
Avião da Gol colide com veículo durante decolagem