Aumento do IOF eleva custos de companhias aéreas e pode resultar em passagens mais caras e menor oferta de voos no Brasil
Por Marcel Cardoso Publicado em 17/07/2025, às 08h50
O aumento da alíquota do IOF de 0,38% para 3,5% nas remessas ao exterior pode encarecer passagens aéreas no Brasil. Segundo a Abear, a medida impacta diretamente contratos de leasing e manutenção de aeronaves, com custos adicionais estimados em R$ 600 milhões por ano para o setor.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a medida aumenta em até nove vezes os custos das empresas com contratos de leasing de aeronaves, serviços de manutenção e demais pagamentos internacionais. Como os contratos de leasing são realizados fora do Brasil, a tributação afeta diretamente a renovação e a manutenção da frota aérea nacional.
A Abear calcula que o valor adicional equivale ao leasing anual de 25 aeronaves de médio porte, quarenta E-Jet da Embraer ou até oienta aviões voltados à aviação regional. O aumento dos custos pode levar à redução da oferta de voos, repasse de valores aos consumidores, com alta no valor das passagens, assim como perda de competitividade frente a empresas estrangeiras, que não enfrentam a mesma tributação.
“O impacto tende a penalizar o consumidor final com tarifas mais altas e menor oferta de voos”, disse Juliano Noman, presidente da Abear.