Vídeo completo revela a extensão dos danos nas instalações e hangar da Antonov
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/04/2022, às 16h48 - Atualizado em 02/04/2022, às 17h00
Um vídeo gravado pelo comandante Dmytro Antonov, que voava na Antonov Airlines, mostram detalhes de todas as intalações do aeroporto de Hostomel, nos arredores de Kiev.
O vídeo baixo, com mais de 20 minutos de duração, mostra os severos danos e destruição em instalações e aeronaves da Antonov Airlines. O aeroporto, que é base de operação da empresa aérea, fui um dos primeiros objetivos militares de Moscou, sendo invadido nas primeiras horas da invasão a Ucrânia.
Outro vídeo feito com um drone mostra os danos nas instalações gerais da Antonov Airlines, com imagens em alta resolução das áreas externas dos hangares e do An-225.
As feitas pelo comandante permitem avaliar a extensão dos danos nas instalações da companhia aérea. Além de exibir com maior qualidade o estado atual do An-225, que foi parcialmente destruído, as fotos mostram o interior do hangar de manutenção.
O único exemplar operacional do An-22, o maior turbo-hélice em serviço no mundo, também aparece nas imagens. O avião foi atingido pela artilharia, apresentando alguns danos estruturais.
Um An-124-100M-150, já da versão modernizada e com capacidade para até 150 toneladas de carga está parcialmente desmontado, mas não apresentando avarias graves. Ainda que tenha danos na fuselagem causados por calor.
Segundo especialistas em manutenção aeronáutica consultados por AERO Magazine, aparentemente danos no An-22 e An-124 são reparáveis, mas a viabilidade depende do custo e do orçamento da Antonov Aircraft para proceder com a manutençao. Além disso, dependerá da existência de ferramental especial para realizar a manutenção adequada, que poderá envolver a reconstrução de seções completas.
A maior parte do ferramental, peças e equipamentos de manutenção estão espalhados por toda a área do hangar e aeroporto.
Um An-28, um pequeno bimotor turbo-hélice aparece nas fotografias, mas sem dar pistas da sua condição de voo. Mesmo o An-124 não é possível avaliar se terá condições de retornar ao serviço ativo, embora as imagens não evidenciem graves danos estruturais. Também é possível reconhecer um dos motores Progress D-18T, usado pelo An-124 e An-225, em aparente bom estado.
Por fim, as novas imagens do An-225 mostram sua completa destruição, com quase a totalidade da seção dianteira tendo sido consumida pelo fogo, além de extensos danos nas asas.
O aeroporto de Hostomel servia como base para os grandes aviões da família da Antonov Company e fica a cerca de 25km da capital ucraniana. As forças russas tentaram ocupar o local para utilizá-lo como base de apoio estratégico para suas aeronaves, mas teriam sido repelidos por uma reação inesperada das forças militares da Ucrânia.
*Texto atualizado às 17h do dia 2 de abril de 2020