Imagens atualizadas mostram pela primeira vez o An-225 após a invasão russa

Fotos de satélites permitem verificar que o gigante da Antonov continua sob o hangar no aeroporto de Hostomel

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/03/2022, às 15h50

Note cauda do An-225 visível na parte posterior do hangar que está com a estrutura relativamente intacta - Planet Labs

Novas imagens de satélites comerciais mostram o estado atual do aeroporto de Hostomel, lar da Antonov Airlines. Nas fotografias é possível verificar as condições gerais do hangar onde fica estacionado o An-225, o maior avião do mundo.

As imagens ainda não permitem avaliar com clareza os danos sofridos nos aviões, em especial no An-225, mas mostram que eventuais danos podem ser moderados, sem sua destruição completa.

Assim como reportado anteriormente por AERO Magazine, os danos no hangar parecem de baixa proporção, visto que o teto metálico sofreu poucas avarias. Um eventual incêndio capaz de consumir a totalidade do avião causaria graves danos a estrutura do hangar e seriam completamente nítidos nas fotografias de satélites.

Chama atenção a relativa rapidez com que a área foi limpa, demonstrando haver algum controle no aeroporto. Forças ucranianas e russas não confirmam a situação real das instalações da Antonov.

Da mesma forma, com a situação caótica que se encontra Kiev, os funcionários da Antonov Airlines não foram capazes de chegar ao aeroporto para avaliar as condições gerais dos aviões, hangares e escritórios.

Note o Antonov An-225 no canto superior esquerdo, ainda sem um dos motores

Em uma imagem de satélite realizada dias antes dos ataques da Rússia no aeroporto é possível ver o An-225 estacionado no pátio principal da Antonov Airlines. O avião passava por uma manutenção de rotina, onde um de seus motores havia sido removido.

A operação singular do An-225, somado sua idade, exigiam uma complexa e detalhada inspeção pós-voo. Regularmente após concluir algum transporte no exterior o An-225 passava por uma manutenção onde uma série de sistemas, incluindo motores, eram revisados.

Mesmo diante dos riscos de uma invasão russa, as autoridades da Ucrânia, assim como a população civil de Kiev, avaliavam com baixo o risco de uma incursão militar na capital. Assim, havia até o dia 24 de fevereiro certa normalidade na rotina da maioria dos cidadãos ucranianos, tanto em Kiev quanto em cidades distantes da fronteira.

aeronave notícias de aviação avião aviação Ucrânia guerra Antonov An-124 KIev An-225 Hostomel Dmytro Kuleba invasão russa

Leia também

Envio de caças para a Ucrânia se tornou um processo complicado
Autoridade ucraniana diz que Antonov An-225 pode ter sido destruído em ataque