Avião de carga foi abatido ao ser confundido com aeronave militar em Malha, no Norte de Darfur, Sudão
Por Micael Rocha Publicado em 23/10/2024, às 17h30
Um Ilyushin IL-76, identificado pela matrícula ST-JAN, foi abatido pelas Forças de Suporte Rápido (RSF) em Malha, no Norte de Darfur, Sudão, na madrugada de 21 de outubro de 2024. O avião de carga, que realizava um voo de Bishkek, no Quirguistão, para Amdjarass, no Chade, com cinco tripulantes a bordo, foi atingido após ser confundido com uma aeronave militar.
De acordo com o Observatório de Conflitos do Sudão, há indícios de que o avião transportava suprimentos para a própria RSF, mas foi abatido por engano. O incidente resultou em um grande impacto no solo, deixando a aeronave incinerada e sem sobreviventes. Entre a tripulação, havia um engenheiro quirguiz e um tripulante russo, enquanto os demais ainda não foram identificados.
O avião era operado pela New Way Cargo, empresa que tem sede em Bishkek, embora a aeronave tenha sido re-registrada no Sudão após a matrícula original EX-76011 ser cancelada em janeiro de 2024. Alguns documentos encontrados no local indicam que a aeronave partiu do Aeroporto de Manas, no Quirguistão, com destino final a Amdjarass.
A confusão ocorreu em meio a operações noturnas secretas, onde as tropas do RSF, que estavam patrulhando o Norte de Darfur, buscavam aeronaves militares do exército daquele país. O incidente em Malha está sendo investigado, e mais informações sobre o voo e a tripulação ainda são aguardadas.