Nova certificação visa melhorar o manuseio e o transporte de baterias em toda a cadeia de suprimentos
Marcel Cardoso Publicado em 12/10/2021, às 18h00 - Atualizado às 19h49
A Ceva Logistics foi a primeira empresa a receber a nova certificação da Iata - Foto: Divulgação
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) lançou um novo programa de certificação do setor, o Center of Excellence for Independent Validators Lithium Battery (Ceiv Lithium Battery). O intuito é melhorar o manuseio e o transporte seguros de baterias de lítio em toda a cadeia de suprimentos.
Os embarques destas baterias (sozinhas ou com produtos acabados) deverão estar em conformidade com as normas de segurança globais em relação à fabricação, testagem, embalagem, marcação, rotulagem e documentação.
Esses requisitos são um elemento-chave do Regulamento de Envio de Baterias de Lítio do órgão (Lbsr) e do Iata Dangerous Goods Regulations (DGR), que combinam a contribuição regulatória e operacional de especialistas do setor e do governo. A empresa franco-britânica Ceva Logistics foi a primeira a receber a Ceiv Lithium Battery para suas operações nos aeroportos internacionais de Hong Kong (HKG), na China, e Schiphol (AMS), na Holanda.
"As baterias de lítio são fontes críticas de energia para muitos bens de consumo nos quais todos confiamos. E é vital que possamos enviá-los com segurança pelo ar, seja com produtos acabados ou como componentes nas cadeias globais de suprimentos. Por isso desenvolvemos a certificação", disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh.