IATA debate segurança operacional e eficiência do sistema aeronáutico

Em Fórum regional a IATA apresentou suas propostas para aumentar a segurança operacional e eficiência do sistema aeronáutico

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/11/2022, às 16h50

Aviação comercial da América do Sul segue como uma das mais seguras do mundo -

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), apresentou suas propostas para aumentar a eficiência das operações nos aeroportos latino-americanos e ampliar o sistema de rotas diretas nas regiões envolvidas.

A apresentação ocorreu durante a 20ª reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para América do Sul e Caribe, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro.

Na ocasião, a IATA ainda sugeriu estabelecer um mecanismo de coordenação entre os países envolvidos para mitigar contingências operacionais, responsáveis por grandes impactos nas operações das companhias aéreas.

“Com o espírito colaborativo presente nessas reuniões, onde estados e representantes da indústria trabalham com um objetivo em comum, que conseguimos promover as sinergias necessárias para melhorar a segurança operacional e a eficiência do sistema aeronáutico”, afirma José Antonio Ruiz Llorente, diretor regional de Operações e Segurança da IATA para as Américas.

Durante a reunião conjunta, que incluiu o Grupo Regional de Segurança da Aviação Pan-americano (RASG-PA), a associação ainda apresentou o projeto de renovação do Programa IOSA (acrônimo de IATA Operational Safety Audit), uma plataforma de avaliação de gerenciamento operacional e sistemas de controle de companhias aéreas, considerado referência em padrões de segurança.

Iata América do Sul Caribe IOSA Operational Safety Audit

Leia também

Voepass é o mais novo membro da Iata
Alta temporada terminou com bons resultados, diz Iata